PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ministro da Defesa diz que concessão de aeroportos não é privatização



O ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou, quinta-feira (8), que não haverá privatização de aeroportos nacionais, como o Tom Jobim, no Rio de Janeiro. “Privatização está fora de cogitação. Depois, tem uma coisa: a Infraero [a estatal Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] não tem propriedade nenhuma. A propriedade dos aeroportos ou é da União ou é do estado.”

Segundo ele, o termo privatização é um equívoco. “Privatização significa venda. E não vai se vender nada. Concessão não é privatização”, insistiu.

Jobim disse que o ministério está trabalhando no sentido de definir modelos de concessão para os aeroportos nacionais. “O que podemos sugerir ao presidente é, primeiro, a existência de um modelo de concessão, o que é completamente diferente de autorização ou de permissão.”

Jobim lembrou que já está em execução um projeto da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a recuperação e acessibilidade do Aeroporto Tom Jobim. Além da parte operacional e de infraestrutura, o ministro destacou que terá de ser resolvido também o problema dos lixões no entorno do aeroporto carioca.

O ministro informou, ainda, que está concluindo o detalhamento do Plano Nacional de Defesa, com o intuito de estabelecer uma programação de 20 anos. Jobim garantiu que os investimentos necessários para colocar em ação essa estratégia não representarão mais do que 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma da riquezas produzidas no país.

Nelson Jobim qualificou o plano de “arrogante” e admitiu que ele pode pôr fim ao "complexo de vira-lata” do país. As informações são da ABr.
Portugal Digital

Nenhum comentário: