PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 24 de março de 2010

Amadeus vai dispersar 25% do capital


A Amadeus, um dos sistemas globais de reservas de voos e viagens que é detida pelas private equity BC Partners e Cinven, estima encaixar 910 milhões de euros no sua entrada em Bolsa. A confirmar-se, este será até agora, o maior IPO na Europa deste ano.

Em comunicado, a empresa espanhola diz que espera dispersar cerca de 25% do seu capital e tanto a BC Partners como a Cinven irão vender parte da sua participação. A operação pretende angariar verbas para reduzir a dívida, adiantou a Amadeus.

A entrada em bolsa da companhia deverá ser a maior operação do género desde a venda da holandesa Delta Lloyd por 1,1 mil milhões de euros em Novembro de 2009. A operação da Amadeus segue-se ao anúncio por parte da Blackstone de querer dispersar o capital da Travelport, maior rival da Amadeus no segmento das reservas de viagens. As principais private equity mundiais estão a aproveitar a recuperação dos mercados financeiros para alienarem diversos activos.

A BC Partners e a Cinven adquiriram a Amadeus em 2005 por cerca de 4,34 mil milhões de euros. Outros accionistas da empresa são a Air France-KLM, maior companhia europeia de aviação, a Iberia e a Lufthansa.

A empresa de reservas foi fundada em 1987 pela Air France, Iberia, Lufthansa e SAS para criar uma alternativa no segmento dos sistemas globais de distribuição de voos e viagens, conhecidos como GDS, que na altura eram controlados pelas companhias aéreas norte-americanas.

Hoje, cerca de 102 mil agências de viagens e 36 mil agências de companhias aéreas utilizam estes sistemas de reservas onde estão mais de 450 transportadoras aéreas.
A Amadeus está a ser auxiliada pela Morgan Stanley, Goldman Sachs e JPMorgan no IPO.

Nenhum comentário: