PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 23 de março de 2010

Erupção de vulcão na Islândia cancela voos



REYKJAVIK - Autoridades retiraram aproximadamente 450 pessoas numa área de 160 quilômetros a sudeste de Reykjavik, após a erupção de um vulcão junto a uma geleira no Sul da Islândia. Não há relatos de danos ou feridos. A medida foi tomada por precaução, disse Vidir Reynisson, gerente do Departamento de Proteção Civil da Islândia.

Foi declarado Estado de Emergência em comunidades próximas à geleira de 259 quilômetros quadrados, e três centros da Cruz Vermelha estão de prontidão para atender a população retirada no vilarejo de Hella. A erupção ocorreu por volta das 23h30m de sábado, próximo à geleira Eyjafjallajokull, a quinta maior da Islândia.


"Esta foi uma ocorrência pequena e pacífica, mas estamos preocupados que possa provocar uma erupção no vulcão Katla, que fica próximo, o que poderia causar danos mais severos", disse Pall Einarsson, geofísico do Instituto de Terra e Ciência da Universidade da Islândia.

Voos cancelados

A Administração Aviação Civil da Islândia isolou a área de entorno do vulcão. Três voos da Icelandair que partiram dos Estados Unidos - de Seattle, Boston e Orlando, na Flórida - para o Aeroporto Keflavik em Reykjavik retornaram a Boston, deixando cerca de 500 pessoas esperando, segundo informações a companhia aérea. Voos de Estocolmo, Londres, Amsterdã e Frankfurt foram atrasados. Um voo para Oslo foi cancelado. A companhia aérea espera novos atrasos durante o dia.

Todos os voos domésticos foram cancelados.

Uma ilha vulcânica no Atlântico Norte, a Islândia é um deserto ártico com montanhas, geleiras, e vulcões, com áreas agrícolas nas terras baixas, próximas à costa. A última vez que o vulcão entrou em erupção foi na década de 1820.

O Globo

Nenhum comentário: