PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 23 de março de 2010

Nave SpaceShipTwo realiza testes para levar turistas ao espaço

Dois veículos espaciais voaram juntos em deserto dos EUA.
Quem quiser viajar neles terá que gastar cerca de US$ 200 mil.

A nave espacial "SpaceShipTwo" (SS2) realizou nesta segunda-feira um primeiro voo de testes acoplado sob a asa da nave-mãe White Knight Two (WK2), e se prepara para ser o marco da popularização do turismo espacial, tal como foi proposto pelo magnata britânico Richar Branson.

Foto: Mark Greenberg - Virgin/Divulgação

SpaceShipTwo (preta, ao centro) permaneceu acoplada à nave White Knight Two durante o teste. (Foto: Mark Greenberg - Virgin/Divulgação)

Este é o primeiro voo de ambas as naves (sem se soltarem) e foi realizado na base aérea do deserto de Mojave, 130 km a noroeste de Los Angeles, anunciou a companhia de Branson, Virgin Galactic, através de uma breve frase em sua página do Twitter, publicada no site da empresa.

Até o momento não são conhecidos os detalhes desta operação, executada na madrugada de segunda-feira (22), e eles serão divulgados no transcorrer do dia pelas empresas envolvidas, explicou à AFP uma porta-voz da Scaled Composites, a construtora aeronáutica da Burt Rutan, sócia da Virgin Galactic no projeto.

Foto: Mark Greenberg - Virgin/Divulgação

Turistas terão que pagar cerca de 200 mil dólares para viajar em nave espacial privada. (Foto: Mark Greenberg - Virgin/Divulgação)

A nave espacial da Virgin Galactic prevê transportar, a partir de 2011, turistas dispostos a pagar 200 mil dólares pela viagem.

O SS2 é uma nave branca com janelas circulares na fuselagem, inclusive no teto, que viajará suspensa sob as asas de uma nave-mãe chamada inicialmente de White Knight Two (O cavaleiro branco).

Segundo Branson, a nave foi desenhada para voltar à Terra "como uma pena gigante", para evitar o aumento da temperatura, que faz com que o reingresso à atmosfera seja uma das etapas mais arriscadas das viagens espaciais.

Foto: Mark Greenberg - Virgin/Divulgação

Teste ocorreu no deserto de Mojave, nos EUA. (Foto: Mark Greenberg - Virgin/Divulgação)

As naves se separarão a 60 mil pés (18,3 km), "alcançando 2 mil milhas (3.200 km) por hora em 10 segundos". Uma vez no espaço, os viajantes poderão deixar seus assentos e observar a Terra através das janelas.

Para voltar ao planeta, a nave se transforma em uma pena gigante, como foi concebida pela Rután, que marcou a história da aviação em 1986 com o Voyager, o primeiro avião capaz de dar a volta ao mundo sem escalas e sem abastecimento.


G1

Nenhum comentário: