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terça-feira, 20 de julho de 2010

Azul aumenta frota para investir em voos regionais

Um negócio fechado no sul da França que será anunciado oficialmente hoje, na Inglaterra, deve inovar o atual modelo de aviação comercial no Brasil. A compra pela Azul de 20 aeronaves da ATR, parceira da gigante Airbus, traz a promessa de levar mais linhas ao interior do país, inclusive no Rio Grande do Sul.

Os  franceses ATR-72 operam em pequenos aeroportos - Marcelo Ermel

Os franceses ATR-72 operam em pequenos aeroportos

O anúncio será feito durante a Feira Internacional da Aviação Civil e Militar de Farnborough, cidade a oeste de Londres, onde ontem a Azul confirmou outro contrato: de compra de mais cinco aeronaves da Embraer, em um negócio total de US$ 211 milhões. Essa aquisição, prevista para ser entregue até dezembro, fará com que a empresa opere com 26 E-Jets até o final do ano. Os jatos Embraer 195 custam pouco mais de US$ 40 milhões a unidade.

O negócio com a Embraer faz crescer a frota de jatos da Azul, mas é o contrato assinado em Toulouse, na França, que permite à empresa mudar sua estratégia de atuação no mercado. As 20 unidades do ATR-72, série 600 – um novo modelo de médio porte e propulsão turboélice, com valor aproximado de US$ 21 milhões a unidade – começam a ser entregues no final do próximo ano. O acordo prevê ainda a opção de compra de mais 20 aparelhos, totalizando 40 unidades.

Mais econômicas na comparação com os jatos, as aeronaves podem descer e subir em aeroportos médios e até pequenos (com pistas superiores a 1,5 mil metros). Esse detalhe, aliado à promessa de uma tarifa mais acessível aos passageiros por conta do menor consumo de combustível, permitirá novas linhas no Interior.

– Cidades com mais de 100 mil habitantes poderão receber os serviços da Azul. E outras, que já recebem, passarão a ter voos com mais frequência – assegura David Neeleman, presidente do conselho de administração.

A reboque, o incremento da frota abrirá oportunidades para profissionais do setor. No caso de colocar em funcionamento os 40 ATRs, a Azul terá de contratar de 400 a 500 pessoas. Já para fazer voar os aviões comprados da Embraer, precisará de 60 novos pilotos e 90 comissários até o final do ano.
zero hora

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