PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Piloto teria se perdido ao mudar de rota e batido no Paquistão; 152 morreram


Airblue, with great sadness, announces the loss of flight ED 202 inbound from Karachi to Islamabad. The flight crashed during poor weather and thick fog.

We regret the loss of life and are investigating the exact circumstances of this tragedy.
This will be presented as soon as possible.

Our hearts go out to the families and loved ones of the passengers and crew.
All information regarding the passengers on the flight may be obtained at
the following dedicated number: 111 247 258



A companhia aérea paquistanesa AirBlue afirmou que está investigando as causas da queda de seu avião Airbus A-321 que deixou todos os 152 a bordo mortos. Segundo as primeiras informações, o piloto teria se perdido após ser forçado a mudar de rota pelo mau tempo. Desorientado, ele desceu demais e atingiu as colinas no Paquistão.

Até o momento, 90 corpos foram resgatados.




O tempo nublado e chuvoso teria forçado o piloto do Airbus a mudar sua rota prevista de Karachi rumo à capital Islamabad. a torre de controle do aeroporto da capital pediu que ele desviasse das colinas e seguisse um caminho paralelo.

T. Mughal/Efe
Região fica em cinzas após queda de Airbus paquistanes na colina de Margala; 152 morreram
Região fica em cinzas após queda de Airbus paquistanes na colina de Margala; 152 morreram

No caminho, contudo, o piloto teria perdido contato com a torre de controle e ficado sem orientação. Segundo a agência de Aviação Civil, ele chegou a liberar os trens de pouso e iria aterrissar no local, mas acabou batendo na colina.

A Aviação Civil diz que o avião teve uma "inexplicável" queda de altura. O piloto baixou para 2.600 pés quando recebeu ordens de desviar de rota, mas logo depois voltou a elevar-se para 3.000 pés.

Testemunhas citadas por diferentes veículos de imprensa paquistaneses dizem ter visto o avião voar muito baixo e de ter ouvido uma explosão após a colisão com a colina.

Mais cedo, após informações desencontradas sobre o número de vítimas da queda do Airbus, uma autoridade local confirmou que não há sobreviventes entre os 146 passageiros e seis tripulantes a bordo.

"Não há sobreviventes. Nós acreditamos que estão todos mortos. Nós estamos recuperando os restos dos corpos mortos da fuselagem", disse Imtiaz Elahi, chefe da Autoridade de Desenvolvimento Capital de Islamabad.

"A situação no local do acidente é de cortar o coração", disse Elahi. "É uma grande tragédia".
Membros da equipe de resgate afirmaram à agência de notícias France Presse que só há corpos despedaçados no local. "Apenas encontramos pedaços de corpos. Não se vê cadáveres ou feridos", disse Aitbar Khattak.

"Só vemos mãos e pés carbonizados", disse Arshad Javed. "Não encontramos nenhum sobrevivente".

QUEDA

O avião da companhia Air Blue, a segunda maior do Paquistão, decolou às 7h50 (23h50 de terça-feira em Brasília) da cidade de Karachi, no sul do país, com destino a Islamabad. A aeronave levava 146 passageiros e seis tripulantes a bordo e caiu nas Colinas de Margala, a norte da capital.

Cerca de 25 guardas florestais que trabalham no local, um parque nacional frequentado pela população da capital, chegaram ao local para iniciar o resgate. Os trabalhos são prejudicados pela chuva e por um denso nevoeiro.

Reuters
Equipes de resgate recuperam restos de vítimas de um dos piores acidentes aéreos do Paquistão
Equipes de resgate recuperam restos de vítimas de um dos piores acidentes aéreos do Paquistão

"É difícil o acesso ao lugar, entre dois e três quilômetros no interior de uma zona de floresta", explicou o porta-voz da Autoridade Municipal de Islamabad (CDA, sigla em inglês), Ramzan Sajid Sajid, acrescentando que os corpos estão sendo levados a um instituto legista em helicópteros do Exército.

Em comunicado, o escritório de imprensa do primeiro-ministro, Yousef Raza Guilani, anunciou que ele já sobrevoou a zona do acidente junto a vários chefes de governos provinciais. Ele decretou dia de luto nacional e expressou "dor pelo trágico acidente".

No aeroporto, os familiares que aguardavam a chegada da aeronave choravam angustiados. "Não podemos explicar a dor que sentimos. Não sabemos se está vivo", disse Bilal Haider, que esperava seu irmão menor Abas, que foi a Karachi para uma entrevista de emprego.

A Airblue começou a operar em 2004, com uma frota de aviões Airbus A320 e A321, segundo o seu site (www.airblue.com). Ela faz principalmente rotas domésticas, mas voa também para Emirados Árabes, Omã e Manchester, na Grã-Bretanha.

O porta-voz Raheel Ahmed disse que foi o primeiro acidente na história da empresa, e que uma investigação será realizada.
ocabaredofimdomundo

Nenhum comentário: