A TAM promete que até o final do ano será possível fazer ligações de aparelhos celulares em pleno voo. O passageiro viciado que não consegue se desgrudar do aparelinho poderá também acessar emails e mandar mensagens de textos. Quem se empolgou com a notícia, é bom lembrar que tudo na vida tem o seu preço e que certas comodidades custam bem caro. Neste caso, US$ 8,99 por minuto, o mesmo preço de uma chamada feita em roaming internacional. Além disso, apenas 12 passageiros – entre os 220 dos Airbus que terão a tecnologia – poderão falar ao mesmo tempo. Na minha opinião, melhor seria se eles colocassem wi-fi no avião, como nos Estados Unidos. Aí, basta você ter um blackberry ou um Iphone (ou qualquer telefone que não seja uma carroça) e fazer ligações via Skype.
Segundo os desenvolvedores da tecnologia, o mecanismo garante a segurança dos passageiros por usar uma rede GSM integrada aos aviões que se conecta diretamente aos satélites (e é isso que deixa tudo mais caro). A proibição do uso de telefones celulares em voos acontece porque, ao tentar achar o sinal das antenas das operadoras centenas de metros abaixo, os celulares acabam emitindo fortes sinais, o que pode ocasionar uma pane no avião. Com o sistema via satélite, isso não aconteceria. O sistema foi certificado pela European Aviation Safety Agency (Easa) e sua utilização foi regulamentada recentemente pela União Europeia. No Brasil, já teria recebido a aprovação técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo a TAM. Para oferecer o serviço, a TAM selou parceria com a a OnAir, uma joint venture entre a Airbus e a Sita, organização que desenvolve tecnologia para aviação. O equipamento da TAM também incluirá voos internacionais, exceto os dos EUA.
Se por um lado a companhia investe para agradar aos seus clientes executivos (que tem dinheiro para pagar quase US$ 9 por um minuto de ligação), por outro cria ações para tentar captar o público das classes C e D. Uma dessas ações é uma parceria com a Casas Bahia, que terá estandes vendendo passagens. A companhia aérea também está criando uma série de produtos voltados para o público emergente e para os que já são usuários de seus serviços. Por fim, a TAM desenvolveu mais canais de relacionamento com esses novos públicos. O site www.tam.com.br/comoviajar terá vídeos com conteúdo didático destinados especialmente aos passageiros entrantes. Uma cartilha impressa com informações para quem voa pela primeira vez também começará a ser distribuída nos aeroportos.
sem destino
Nenhum comentário:
Postar um comentário