PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Carga área internacional mostra sinais de recuperação em Viracopos



A movimentação de carga aérea internacional no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou as melhores marcas do ano no último mês de junho. Foram movimentadas 9,52 mil toneladas de mercadorias importadas e exportadas outras 5.283 toneladas exportadas pelo terminal campineiro, crescimento de 11,8% nas importações e 7,3% nas exportações, em comparação com o mês de maio.

“Os índices favoráveis da recuperação da carga internacional consolidam a importância e liderança estratégica do complexo de Logística de Carga de Viracopos”, assegura o diretor comercial da Infraero, Fernando Nicácio Filho.

Junho foi o primeiro mês do ano em que as importações em Viracopos ultrapassaram a marca de 9 mil toneladas. Entretanto, esse valor ainda está abaixo da média mensal de 12 mil toneladas registrada no mesmo mês de 2008. As exportações também registraram número acima de 5,2 mil toneladas pela primeira vez no ano. No ano passado a média mensal foi de 7,6 mil toneladas.

No acumulado entre janeiro e junho de 2009, há decréscimo na importação e na exportação. Nas importações foram registradas 47,1 mil toneladas este ano contra 71,23 toneladas no mesmo período em 2008, queda de 33,87%. Já nas exportações a queda foi de 41,56% no comparativo com as 28,77 mil toneladas registradas de janeiro a junho deste ano contra 49,24 mil toneladas registradas no mesmo período de 2008.

Entre os produtos mais movimentados estão os de tecnologia, informática, automotivos e aeronáuticos. “Comparado a outros aeroportos cargueiros, temos a melhor média nacional de valor agregado por produto”, conta o superintendente do aeroporto, Cláudio Salviano. Viracopos é o principal aeroporto do País na movimentação de aviões do tipo “cargueiro puro”, ou seja, que transportam exclusivamente carga. Por esse motivo pode ser considerado termômetro do comércio exterior no Brasil. Nos últimos 16 anos, a movimentação de carga internacional no terminal de carga cresceu 744,54%.

Nova estrutura
Recentemente a Infraero melhorou a estrutura para armazenamento de cargas internacionais em Campinas. Viracopos ganhou uma nova galeria do tipo cantilever com 397 posições para estocar cargas de grande tamanho ou comprimento. Com isso, o local passou a contar com 18,59 mil posições de armazenamento, entre elas 10,08 mil posições para cargas até mil quilos e 8,04 mil para cargas até 30 quilos.

Assessoria de Imprensa/Infraero

Nenhum comentário: