PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Governo discute expansão da fábrica de helicópteros de Itajubá



O governador Aécio Neves recebeu, nesta quarta-feira (20), no Palácio das Mangabeiras, o presidente do Conselho de Administração da Helibras, Jorge Viana. Durante o encontro, eles discutiram o projeto de expansão da Helibras, única fábrica de helicópteros da América Latina, da qual o Governo de Minas, através da MGI Participações, detém 16,04% das ações. Os outros sócios da empresa são os grupos Bueninvest e Eurocopter.

A idéia é duplicar a capacidade de produção da fábrica instalada em Itajubá, no Sul de Minas, com o objetivo de consolidar um novo pólo aeronáutico no país. O Governo de Minas, o governo federal e os sócios privados estão negociando para que o projeto de expansão da planta de Itajubá seja lançado em junho próximo, quando a Helibras completará 30 anos de atividade.

“É um projeto que não está pronto. Está sendo construído um projeto nacional, de interesse nacional, e está andando tudo muito bem. Minas vai ganhar muito se der certo esse projeto, porque a Helibras vai poder comemorar 30 anos, consolidando o que a gente está chamando de segundo pólo aeronáutico do Brasil”, afirmou Jorge Viana, em entrevista, após o encontro com o governador Aécio Neves.


Antes do encontro com o governador, Viana esteve, no início da manhã, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda, ao qual expôs os planos da empresa. Segundo o secretário, novas reuniões com executivos da Helibrás serão feitas em breve para discussão e avaliação do plano de negócios da empresa, além da definição do papel do Governo de Minas na ampliação da fábrica.

Mais emprego

Desde a sua criação, em 1980, a Helibras já produziu e entregou ao mercado cerca de 500 helicópteros, 70% deles do modelo Esquilo, considerado uma opção de transporte versátil para as grandes cidades. O Esquilo é o helicóptero mais vendido no país e um dos mais comercializados no mundo. Jorge Viana explicou que o projeto de expansão da fábrica prevê a fabricação do modelo Super Cougar. Trata-se de uma aeronave de transporte, com capacidade para 20 pessoas e aproximadamente 10 toneladas, para atender o mercado interno e externo.

“A Helibras pode produzir agora o Super Cougar, um helicóptero de grande porte, tanto para o mercado interno, por exemplo – eu não falo do governo brasileiro, mas a Petrobras e outras empresas privadas precisam desse modelo –, mas a idéia é para a exportação. Sempre focado na diminuição da dependência externa”, afirmou Viana.

Produção em Minas

O presidente do Conselho de Administração da Helibras ressaltou que o momento é ideal para se projetar a expansão da fábrica de Itajubá, tendo em vista a necessidade que o país atravessa de renovar a sua frota de helicópteros. De acordo com Viana, os componentes também seriam produzidos em Minas, abrindo novas perspectivas de geração de emprego e renda no estado.

“O Brasil recentemente estava interessado, tinha uma licitação, para comprar mais de 20 aparelhos de médio e grande porte para transporte. Se o Brasil precisa de mais de 20 para repor a sua frota, assumir a possibilidade de adquirir 50 ao longo de dez anos, já seria suficiente para viabilizar os investimentos e a implantação dessa fábrica. Só queria afirmar que a idéia é definitiva e que a fábrica de Itajubá dobraria ou multiplicaria capacidade de produção. A fábrica seria em Minas. Boa parte dos componentes seriam produzidos em Minas”, disse.

Mão-de-obra especializada

Jorge Viana lembrou que Itajubá dispõe de um centro de capacitação que faz os profissionais do setor de aeronáutica serem reconhecidos em todo o mundo. Ele argumentou que esta mão-de-obra especializada é mais um trunfo para a expansão da Helibras.

“O Brasil tem hoje uma coisa fantástica, que é mão-de-obra qualificada. No eixo Minas, São Paulo e Rio criou-se esse centro de formação de engenheiros, que hoje chama a atenção do mundo. Eu acho que isso vai dar muito certo. Estou apostando tudo”, afirmou.

A Helibras emprega cerca de 250 funcionários altamente especializados e tem um faturamento líquido anual de cerca de US$ 90 milhões. Dela dependem diretamente mais de 800 pessoas, sem contar as empresas parceiras e os prestadores de serviço. Os países sul-americanos, como Argentina, Bolívia e Chile, são alguns dos maiores importadores de helicópteros Helibras.

Minas online


Nenhum comentário: