PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 13 de outubro de 2009

PILOTOS ALERTAM PARA AUMENTO DE TENTATIVAS DE PERTURBAÇÃO COM FOCOS DE LASER NOS AERPORTOS


Os pilotos alemães advertiram hoje para o aumento de casos de tentativas de ofuscação com focos de laser nos aeroportos, sublinhando que tais práticas podem provocar graves acidentes, se perderem momentaneamente o controle das aeronaves.

Os incidentes deste gênero “têm aumentado nas últimas semanas, e consideramo-los extremamente perigosos”, disse hoje a porta-voz da Segurança Aeronáutica Alemã (DFS), Kristina Kelek, em Frankfurt.

A DFS registrou ultimamente tentativas de ofuscar os pilotos com focos de laser nos aeroportos de Berlim, Bremen, Hamburgo, Saarbruecken, Stuttgart e Colônia/Bonn, acrescentou Kelek.

“Estamos muito preocupados com este problema. Sobretudo em Berlim e em Hamburgo há casos quase todos os dias”, afirmou, por sua vez, o presidente do Cockpit (Sindicato dos Pilotos), Joerg Handweg.

Em Tegel, principal aeroporto da capital alemã, a polícia registrou quatro tentativas de perturbar os pilotos com focos de laser entre 21 de Setembro e 04 de Outubro, e em Schoenefeld, o outro aeroporto berlinense, seis casos nas últimas semanas, disse um porta-voz das forças da ordem.

'“Alguns colegas nossos disseram que foram diretamente atingidos nos olhos pelos focos de laser, o que significa que podem perder a orientação durante alguns segundos, ou mesmo minutos, com grandes riscos para a aterragem”, sublinhou Handweg.

Até agora, o recurso aos focos de laser parecia estar remetido aos estádios de futebol, onde por vezes são utilizados por alguns adeptos para tentar perturbar o goleiro da equipe adversária.

A venda de projetores de laser é livre na Alemanha, e até podem ser adquiridos laser da classe 3 ou da classe 4, mais poderosos, para uso privado.

Quem for apanhado a tentar ofuscar um piloto durante a aterragem ou descolagem pode ser punido, no entanto, com prisão até 10 anos, pelo crime de grave perturbação do tráfego aéreo.
IFR Online

Nenhum comentário: