PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Apreendidas 35 toneladas de armas em avião procedente da Coreia do Norte


BANGCOC - Um avião de carga foi apreendido e seus cinco tripulantes foram detidos neste sábado na capital tailandesa. Segundo fontes oficiais tailandesas o avião, de origem supostamente norte-coreana e que está sob custódia das forças de segurança tailandesas, levava dezenas de toneladas de equipamentos de guerra.

O porta-voz da Força Aérea Capitão Montol Sutchukorn disse que o avião de carga fretado estaria vindo da capital norte-coreana Pyongyang e solicitou pouso no aeroporto doméstico de Dong Muang em Bangcoc para reabastecer. O porta-voz do governo Panitan Wattanavagorn confirmou a apreensão do avião e as prisões, informando que a carga incluía 'mísseis, explosivos e bazucas'. Sem dar mais detalhes, o oficial informou que o material estava sendo transferido para uma instalação militar tailandesa:

- Detivemos cinco tripulantes. Mas não podemos confirmar para onde o avião estava indo. Inicialmente, podemos dizer que o avião ia do norte da Ásia para o sul da Ásia - disse Wattanavagorn.

Um dos tripulantes do avião Ilyushin, que carregava pesados equipamentos de guerra, detido na Tailândia / AFPHá informações não oficiais de que o avião, um Ilyushin 76 do Cazaquistão, viajava da Coreia do Norte ao Sri Lanka quando pediu permissão para pousar em Bangcoc, inicialmente no aeroporto principal de Suvarnabhumi, mas que teria sido direcionado para o aeroporto secundário, Don Muang. A fiscalização teria encontrado mais de 35 toneladas de armas a bordo, tendo detido quatro cidadãos do Cazaquistão e um de Belarus.

A televisão tailandesa TPBS mostrou imagens dos cinco homens detidos e de caminhões carregados com o armamento sendo levado do aeroporto para uma base militar na província de Nakhon Sawan. O carregamento estava estimado em cerca de 35 toneladas incluindo lançador de granadas.

O Globo

Nenhum comentário: