PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Caças & Petralhices

A "tecnologia" é prioridade... - Foto: web

Ainda estávamos ouvindo os fogos de artifícios e o espocar das champanhes que envolveram as recentes e retumbantes declarações de Lula ao mundo, sobre a aquisição dos 36 caças para a nossa defasada FAB, sem falar nos outros itens anunciados. Eis que, nessa semana, eles anunciaram que o fechamento da compra se daria apenas em 2010, o último ano do governo Lula. Ano eleitoral e, portanto, passível de tudo ocorrer, inclusive um cancelamento.

O ministro Nelson Jobim, conhecido a boca miúda, nos meios militares, como "viola de enterro", havia prometido a definição da compra para outubro passado, novembro passado, e depois para esse mês. Agora, para o ano que vem. E, pasmem, o processo se arrasta desde 2002. Os motivos reais?

A FAB, com competência técnica, avaliou que o caça Gripen NG da Saab ofereceria maiores vantagens em custo-benefício e transferência tecnológica ao Brasil. Em não se dispondo mais, nessa concorrência, do caça Sukoy 35/37, que era o seu preferido.

Esses caças russos foram eliminados da disputa por pressões de Washington, devidamente acatadas por Lula. Os EUA declararam que não aceitariam que o Brasil possuísse caças capazes de abater a maioria de seus aviões no ar e de afundar seus navios à grande distância, dado à eficiência e o alcance dos mísseis ar-mar russos.

Pois então, a escolha da FAB bate de frente com as preferências já declaradas e quase passionais de Lula e de sua cúpula petista pelos caros caças franceses Rafale. Bons aviões, mas com algumas inconveniências. Pergunto: qual seria o motivo de tamanha paixão francófila de Lula junto a Sarkozy? A ponto de adiar ainda mais o rearmamento de seu País e de tentar forçar a FAB a reverter seu parecer técnico? Pelos antecedentes sobre ética com o dinheiro público desse governo, já podemos imaginar qual seria o motivo principal. E ganha uma estrelinha vermelha quem pensou em cuecas suíças ou das Bahamas.

O ministro Jobim alega, agora, que a FAB não teria concluído de fato o relatório técnico, ou seja, não "o que eles queriam receber". Um petralhismo puro. Na esteira de mais esse vexame internacional, o Peru acaba de declarar o rearmamento de suas Forças Armadas junto a China e Rússia, países com tradição de entregar primeiro e cobrarem aos poucos. Não duvidem que o presidente Alan Garcia concluirá primeiro que nós esse seu rearmamento estratégico.

Só uma negociação envolvendo tecnologia para armas nucleares, num pacote mais elaborado, justificaria tal adiamento pelo nosso governo. Se não for por isso, temo que em 2010 tenhamos mais um cancelamento. Afinal, mais importante que a defesa da soberania nacional é alavancar com o máximo dinheiro possível a candidatura da ex-terrorista Dima Roussef, para a presidência da República. Ou seja, em lulês: "Nóis e nossa genti tano nu poder, u Brasil que se..."

BRASIL WIKI

Nenhum comentário: