PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Comissário enfrenta prova de fogo antes de fazer teste da Anac


A Folha acompanhou um treinamento na selva obrigatório para quem quer ser comissário da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). No meio do mato, colhemos depoimentos da aventura para meninas e meninos que querem como profissão ficar o mais distante possível da terra.

Veja alguns deles no video abaixo.



Por trás do doce sorriso da aeromoça ou do cavalheirismo prestativo dos comissários de bordo está o tripulante preparado para um desastre aéreo com a aeronave em chamas.

Gerenciar crises em pleno ar ou liderar os passageiros sobreviventes requer preparo. Medicina aeroespacial, que mostra como agir em um parto em pleno voo, por exemplo, e sobrevivência na selva estão entre as matérias exigidas para a prova da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que autoriza licenças para comissários.

Além da parte teórica, é necessário enfrentar um treinamento de 12 horas sem nenhum tipo de alimentação em uma mata fechada.

A Folha acompanhou, em novembro, a última turma do ano do Ceab (Centro Educacional de Aviação do Brasil), que prepara para a prova, que pode ser agendada no site www.anac.gov.br.

Para o público que buscou a profissão pelo glamour de transitar por aeroportos com uniformes de cinema, as primeiras frases do presidente da escola não são animadoras.

"Quem vai para reclamar já pode sair agora", grita Salmeron Cardoso Jr., enquanto anda com as mãos para trás entre as duas fileiras de estudantes, cujos nomes são números.

Sem comida

São 7h38 de uma manhã chuvosa no sítio da escola, em Juquitiba, a 70 quilômetros de São Paulo. Todos já esvaziaram as mochilas de comidas, balas e cigarros --é proibido comer até o fim do treinamento, às 23h.

Após ouvir as instruções de Salmeron, que era comissário da Varig até abrir a escola, o grupo se desloca para uma região de mata atlântica do sítio.

Em seguida a uma caminhada de cerca de uma hora na mata fechada, o grupo é divido em três. Cada turma vê apresentações sobre primeiros socorros e como fazer fogo com madeira e palha, usar a bússola e montar armadilhas para animais.

Com tom militar, Salmeron fala alto: "O comissário não age por impulso, age por condicionamento".

Depois da trilha, a turma se prepara para mais uma fase do treinamento, que inclui apagar chamas de três metros de altura em um tanque de querosene usando extintores e fazer boias com calças jeans. Eles têm também de responder a perguntas da prova da Anac em um pequeno labirinto com muita fumaça e pouca visibilidade.

Na hora da piscina gelada, alguns pensam em desistir, mas continuam, pois podem ser reprovados.
ANDRÉ LOBATO

Nenhum comentário: