PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 22 de março de 2010

Palácio nega que Anchieta era o copiloto


Foto de uma testemunha mostra que bequilha do avião quebrou durante pouso
O incidente aeronáutico envolvendo o governador do Estado, Anchieta Júnior, e integrantes do primeiro escalão foi o assunto mais comentando durante o fim de semana. Inclusive, ventilou-se a notícia de que o chefe do Executivo estaria de copiloto na aeronave. O Palácio Senador Hélio Campos nega tal informação.

A notícia surgiu a partir do fato de Anchieta estar sentado no banco reservado ao copiloto, ao lado do piloto Francisco Francimar, que conduzia o bimotor Baron, prefixo PT-JTM, durante entrega do Vale Solidário e do mutirão da cidadania, realizados em Uiramutã.

Mas, segundo levantamento da Folha, o avião é homologado apenas para ter um piloto e, por esta razão, a cadeira ao lado pode ser utilizada por qualquer passageiro. Ela teria a preferência do governador por ser maior e estar situada em um local que proporciona mais espaço. O avião é pequeno e considerado apertado.

Conforme uma pessoa que estava no local no momento do incidente, o pouso forçado assustou os moradores de Uiramutã. "O avião só tocou o solo na metade da pista, que é feita de chão batido, mas tem boa qualidade. Então a pista 'acabou' e o avião teve que dobrar à direita, pegando uma estrada esburacada, o que fez com que a bequilha [roda] quebrasse. Depois, bateu com uma das asas em árvores próximas, amassando a lataria", disse um morador da região, que preferiu não se identificar. Até ontem à noite, a aeronave não tinha sido consertada e continuava no Uiramutã.

Mesmo assim, outras fontes que estavam presentes no local insistem em que Anchieta estaria auxiliando o piloto. Também afirmam que por pouco a aeronave não caiu em um barranco no final da pista. A comunicação social do Palácio nega e diz que o governador não possui a licença para pilotar, conhecida como brevê.

Além de Anchieta, estavam a bordo do bimotor a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Maria Dantas, o deputado estadual Ivo Som, o chefe da Casa Militar, Edison Prola, e o ex-secretário de Assuntos Internacionais, Berinho Bantim. Ninguém ficou ferido. O governador e sua equipe retornaram a Boa Vista em outra aeronave, um Cessna 206, que acompanhava o outro avião. No dia seguinte, ele seguiu para o sul do Estado de carro, em cumprimento a extensa agenda.

O chefe do Transporte Aéreo, comandante Hélio Alves, disse que a aeronave não sofreu nenhuma avaria, com exceção do pneu da frente, que estourou durante o pouso. Segundo ele, o incidente foi ocasionado por uma rajada de vento forte no momento do pouso. A Base Aérea de Boa Vista é a maior autoridade aeronáutica do Estado e a quem cabe investigar todas as ocorrências dessa natureza.
Folha da Boa Vista - RR

Nenhum comentário: