PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 22 de março de 2010

Queda de ultraleve faz duas vítimas mortais

Dois homens perderam a vida, ontem, domingo, na sequência da queda de uma aeronave perto do aeródromo da Feiteira, em Castelo Branco. Trata-se de um arquitecto e de um engenheiro que trabalhavam na cidade.

Segundo dados facultados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, o alerta foi dado pelas 18.45 horas. Nas operações de salvamento estiveram envolvidos seis veículos e 16 bombeiros do corpo de voluntários da cidade, além de uma viatura médica de emergência e reanimação. Os corpos foram transportados para a morgue do Hospital Amato Lusitano, após confirmação do óbito no local do acidente.

De acordo com fonte da GNR local, as vítimas mortais são pessoas conhecidas da cidade. Seguiam num ultraleve propriedade do Aeroclube de Castelo Branco. O aparelho caiu fora do aeródromo municipal por volta das 18.30 horas, numa zona de acesso difícil. A mesma fonte acrescentou que hoje será dado início a uma investigação por parte de peritos do Instituto Nacional de Aviação Civil.

Segundo acidente

Trata-se do segundo acidente mortal na sequência de queda de aeronaves no espaço de três semanas. No passado dia 6, uma pequena avioneta despenhou-se na herdade da Atabueira, no Ciborro, concelho de Montemor-o-Velho, pouco tempo após ter descolado de uma pista particular.

O acidente vitimou o coronel José Inácio Costa Martins, "capitão de Abril", um dos poucos militares da Força Aérea que se envolveu na Revolução de 1974, tendo ocupado praticamente sozinho o aeroporto de Lisboa e a base aérea anexa. José Sousa Monteiro, que seguia aos comandos, também pereceu. Antigo piloto da TAP, desempenhava funções de director da pós-graduação em Gestão do Transporte Aéreo/ Aviação Civil, ministrada pela Universidade Lusófona.

As circunstâncias do acidente ainda estão a ser investigadas. Porém, tratando-se de dois pilotos com longa experiência, a hipótese na altura aventada como mais provável apontava para uma falha do motor do pequeno Alon Aircoupé A-2A, que já contava centenas de horas de voo.

Jornal de Notícias

Nenhum comentário: