PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Brasil tem mercado para profissionais na área de aviação civil


O Brasil possui, atualmente, cerca de 60 mil pilotos, em diferentes habilitações. Mas, embora essa seja uma das profissões mais conhecidas - e desejadas por muitos jovens -, não é a única em que se pode fazer carreira na aviação civil.


O mercado para mecânicos de manutenção aeronáutica, por exemplo, vem crescendo no país - só em 2009, foram formados 790 profissionais nessa área. E ainda existem os despachantes operacionais de voo - outra profissão importante - e, é claro, os comissários de bordo. Informações sobre essas carreiras podem ser obtidas na 3ª Feira Nacional de Aviação Civil, que será realizada em São Paulo e estará aberta ao público nos dias 29 e 30 de maio (sábado e domingo). Com entrada gratuita, a feira acontecerá ao lado do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista.

Para seguir uma dessas carreiras, é preciso cumprir alguns requisitos básicos, em termos de idade (18 anos no mínimo) e escolaridade, e fazer um curso em uma escola homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Após a aprovação nesse curso, ainda é necessário passar por exames específicos realizados pela agência reguladora e, dependendo da profissão, cumprir determinado número de horas de voo ou de estágio. Tudo isso tem o objetivo de formar mão-de-obra qualificada e especializada, de modo a garantir a segurança dos voos.

É o caso da profissão de mecânico de manutenção, um trabalho fundamental para a segurança e o bom desempenho das aeronaves. Depois de fazer o curso (com cerca de 13 meses de duração) em escola autorizada e de passar nos exames específicos realizados pela ANAC, o candidato a mecânico de manutenção de aeronave deve comprovar experiência profissional de no mínimo três anos, em empresa homologada do setor. Só então terá o seu certificado de habilitação técnica.

Para os pilotos de avião ou helicóptero, as exigências variam de acordo com a categoria em que vão voar (no caso de avião, eles podem ter a licença de piloto privado, comercial ou de linha aérea). Todos devem atender aos requisitos básicos de idade, escolaridade, conhecimento e, ainda, de experiência, instrução de voo e aptidão psicofísica. As condições físicas dos pilotos são avaliadas e testadas pelo Centro Médico Aeroespacial (CEMAL), ou por uma Junta Especial de Saúde, com periodicidade que varia de acordo com cada licença. A emissão dessas licenças pela ANAC depende, ainda, do cumprimento de determinado número de horas de voo - que, para os pilotos de linha aérea, chega a 1.500.

Os interessados em conhecer melhor as profissões ligadas à aviação civil, e os requisitos necessários para ingressar em uma delas, podem obter mais informações no site da ANAC, nos seguintes endereços:

www.anac.gov.br/habilitacao/piloto.asp - para pilotos

www.anac.gov.br/habilitacao/mecanico.asp - para mecânicos de manutenção

www.anac.gov.br/habilitacao/despachante.asp - para despachantes de voo

www.anac.gov.br/habilitacao/comissarios.asp - para comissários de bordo

Além disso, na Feira Nacional de Aviação Civil os visitantes encontrarão estandes de escolas, centros de treinamento e universidades com cursos relacionados ao setor. O evento é organizado pela Sator, conta com o apoio institucional especial da ANAC e da Infraero.

Serviço

Feira Nacional de Aviação Civil
Local: Avenida Washington Luiz, 6000, ao lado do Aeroporto de Congonhas
Data: Dia 28 (sexta-feira): somente escolas públicas e convidados. Dias 29 (sábado) e 30 (domingo): aberta ao público
Entrada gratuita. O evento pede a colaboração com a doação de 1kg de alimento não perecível
Horário: Das 9h às 17h

Nota: Se você é jornalista e deseja se cadastrar para cobrir a feira, envie um e-mail para Tatiana Vasques ( tatiana@pimenta.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), da Pimenta Comunicação, com seu nome, telefone e RG.

Sobre a FENAC - Feira Nacional de Aviação Civil

A Feira Nacional de Aviação Civil é organizada pela Sator e conta com o apoio institucional especial da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. Em 2008, o evento foi realizado em Brasília e recebeu aproximadamente 20 mil visitantes. No ano passado, cerca de 50 mil pessoas estiveram na feira, que aconteceu no Rio de Janeiro. Este ano, a FENAC acontece ao lado do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de maio, sendo que nos dias 29 e 30 é aberta ao público. A feira é gratuita e conta com uma programação variada que inclui palestra, exposição de aeronaves, atividades para crianças e estandes de companhias aéreas, agências de turismo e escolas de aviação civil.
segs

Nenhum comentário: