

Em reunião realizada dia 14 de junho de  2010 iniciada às 16h30min no Rio de Janeiro  com a presença dos  Representantes da empresa.
Do Sindicato Nacional dos Aeronautas,  representado pelos Diretores executivos João Pedro, Marco Reina e Geani  Pires acompanhados pelo Assessor Jurídico, Dr. Aragão.
Do Sindicato Nacional dos Aeroviários,  representado pela Presidente Selma Balbino e os Diretores Executivos  Reinaldo Barbosa e Luiz da Rocha Cardoso acompanhados do seu assessor  jurídico, Dr. Álvaro Quintão.
Após exposição da empresa sucedida  de amplo debate, foi encaminhada pela companhia proposta de alteração de  pagamento da PLR, suprimindo o  teto discriminatório de R$ 3.600  reais,  imposto ao grupo de pilotos, bem como, um acréscimo de pagamento  de  R$ 50,00 a ser complementado aos aeroviários.
Os Sindicatos   alertaram que apesar da vitória em relação ao  avanço da proposta  anterior reconhecendo o aspecto discriminatório da PLR oferecida ao  grupo de pilotos, a nova proposta continua insatisfatória e não  contempla os anseios legítimos do conjunto do Grupo de Vôo e  Aeroviários.
Foi manifestado ainda, que os Pilotos da empresa,  legitimamente corrigindo a discriminação que sofreram, certamente não  iriam aderir a uma proposta que  provocaria a divisão do grupo de vôo  (Pilotos e Comissários) e Aeroviários que se encontram profundamente  unidos em sua demanda de um PLR mais justo para todos, e que vem  manifestando sua imensa indignação com o tratamento e rigidez das  negociações em curso.
O Sindicato Nacional dos Aeroviários  mostrou sua indignação com a proposta irrisória realizada pela empresa e  alerta que está unido aos Aeronautas e não abrirá mão de uma proposta  justa e séria  que reconheça o esforço de todos os trabalhadores da Tam  ao longo do ano de 2009.
Os Sindicatos Nacionais alertaram,  embora reconhecendo o empenho notório da comissão de Representantes da  Empresa, para que esta,  não mantenha uma proposta que poderá provocar  uma insatisfação ainda maior nos trabalhadores Aeronautas e Aeroviários,  ao tentar dividí-los e gerar com isso, eventuais obstáculos em  negociações  mais sérias que serão discutidas necessariamente nos  próximos meses.
Os Sindicatos declararam ainda à Empresa, que  seria um  investimento a esta altura reconhecerem  de forma madura o  valor de seus trabalhadores e com eles tentarem estabelecer um novo  patamar de relacionamento e transparência a ser construído nos próximos  meses e anos.
As direções sindicais argumentaram alternativas  justas e viáveis recebidas pela comissão de representantes da empresa,  que manifestaram que a TAM quer avançar e melhorar seu relacionamento e  transparência com seus trabalhadores, para que se produza o efetivo  avanço nas negociações, que atenda a todos. Os Sindicatos manifestaram  que seria benéfica para a própria empresa uma solução para o impasse,  pois tem hoje um quadro de Aeronautas e Aeroviários que não vestem a  camisa da empresa ao longo dos últimos anos, justamente pela forma  injusta e desrespeitosa com que são tratados apesar do enorme  profissionalismo e sacrifício pessoal que fazem diariamente.
Os  Sindicatos aguardam  nos próximos dias, uma proposta alternativa a que  foi apresentada, que ultrapasse em definitivo o impasse em torno deste  assunto, que se arrasta ao longo dos últimos meses.
O seu  Sindicato convocará, no decorrer da próxima semana, Assembléia  Plebiscitária, com coleta de votos nos Aeroportos de Guarulhos e  Congonhas em data ainda a ser confirmada, para que a Categoria unida, em  voto secreto, depositado em urna, manifeste sua vontade soberana e  definitiva em relação ao que for proposto pela empresa Tam.
Convocamos  o grupo de vôo a se manter unido, com espírito coletivo, superando  eventuais interesses individuais,demonstrando a empresa seu  profissionalismo e unidade entre Pilotos, Comissários e Aeroviários que  se somaram sem restrições às deliberações e posicionamentos dos  Aeronautas desde o início, para que cheguemos a um melhor resultado para  todos.
Destacamos ainda, o elevado espírito de classe da  categoria e o profissionalismo e dignidade demonstrada por Aeronautas e  Aeroviários, na busca de uma solução conjunta que resgate o devido valor  de nossas categorias, dando um basta ao não reconhecimento da TAM do  extraordinário grupo de trabalhadores que tem, e que são os verdadeiros  responsáveis pelo sucesso da empresa.
Parabéns ao Grupo  de Vôo!!
Parabéns ao Grupo de Aeroviários!!
Os Sindicatos  manterão a todos informados sobre desdobramentos no decorrer dos  próximos dias.
Você decide como quer ser tratado.
A  consciência é individual, a ação é coletiva !!!
SNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário