PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Avião de caça da Coreia do Sul cai no mar do Japão



Acidente matou os dois ocupantes da aeronave; causas da queda ainda são desconhecidas.


Yoo Hyung-Jae/18.06.2010/Yonhap/Reuters


Membros de equipe de resgate carregam corpo de piloto morto em queda de avião de caça da Coreia do Sul; causas do acidente ainda são desconhecidas

Um caça F-5F da Coreia do Sul caiu nesta sexta-feira (18) nos arredores da Província de Gangneung, no nordeste do país, por volta das 10h33 locais (22h33 de quinta-feira. em Brasília). Os dois ocupantes da aeronave morreram.

De acordo com as primeiras informações, o avião militar caiu nas águas do mar Oriental (mar do Japão) quando retornava à base após uma missão de rotina. As causas da queda ainda não foram esclarecidas.

O incidente acontece em um momento especialmente tenso entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, por conta do afundamento, no dia 26 de março, de um navio de guerra sul-coreano em águas fronteiriças do mar Amarelo (mar Ocidental). De acordo com Seul, o incidente foi causado por um torpedo disparado por um submarino norte-coreano.

O avião acidentado nesta sexta-feira, utilizado para treinos, desapareceu dos radares a cerca de 2 km de distância da base de Gangneung, 50 minutos após a decolagem.

O caça F5 começou a ser utilizado no mundo nos anos 60 e cumpre normalmente as funções de treino de novos pilotos. Em alguns países, como o Brasil, ele ainda cumpre missões de escolta a interceptação.


A situação entre as duas Coreias passa por um de seus piores momentos desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953). O afundamento da corveta Cheonan, em março, matou 46 marinheiros sul-coreanos.

Após uma investigação internacional, a Coreia do Sul atribuiu o ataque ao país vizinho do norte. O regime de Pyongyang negou em várias ocasiões sua participação e acusou o governo sul-coreano de fabricar provas.

A Coreia do Norte também ameaçou tomar medidas militares se o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) iniciar uma nova rodada de sanções contra o país comunista.

Seul apresentou nesta semana as conclusões da investigação do afundamento da Cheonan diante do Conselho de Segurança.

Nenhum comentário: