PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 15 de junho de 2010

Tam lidera as operações domésticas e registra recorde para o mês de maio


A Tam Linhas Aéreas apresentou no mês de maio uma taxa de ocupação de 77,8% em seus voos internacionais, com crescimento de 12,3% em relação ao mesmo período de 2009, registrando o melhor índice da história da companhia para esse mês, de acordo com os dados divulgados hoje (14/06) pela Anac.
Já a taxa de ocupação internacional da companhia apresentou crescimento pelo oitavo mês consecutivo, num desempenho influenciado pelo crescimento de 22,5% na demanda em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), combinado com o aumento de 3,1% na oferta de assentos (ASKs). No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o load factor internacional foi de 76,5%, superando em 5,8 pontos percentuais a ocupação do mesmo período de 2009.
Já no mercado doméstico, a Tam obteve em maio um crescimento de 9,4% na demanda (RPKs) em relação ao mesmo mês de 2009, combinado a um aumento de 8,6% na oferta de assentos (ASKs). O resultado foi uma elevação de 0,4 ponto percentual na taxa de ocupação dos voos domésticos, que atingiu 57,1% no mês. No acumulado de janeiro a maio de 2010, o crescimento da demanda foi 12,5% na comparação com o mesmo período de 2009, enquanto a oferta de assentos aumentou 7,4%, influenciando o aumento de 2,9 pontos percentuais na taxa de ocupação, que atingiu 65,6% nesse período.

No segmento das linhas para o exterior operadas por empresas aéreas brasileiras, o market share da companhia foi de 87,9% em maio e de 84,3% no acumulado de cinco meses. No mercado doméstico, a participação foi de, respectivamente, 40,9% e 42,1%.

Após a entrada em maio, como membro da Star Alliance a Tam prevê um incremento de US$ 60 milhões por ano nas receitas. As experiências relatadas por outras empresas membros da Star Alliance mostram que o número de passageiros transportados cresce de 3% a 5% ao ano após o ingresso na aliança.


Pantanal

A Pantanal Linhas Aéreas apresentou um crescimento expressivo de 8,6 pontos percentuais na taxa de ocupação de suas aeronaves em maio, que atingiu 63%. Esse desempenho foi resultado da expressiva expansão de 25,3% na demanda e aumento de 8,2% na oferta de assentos. A companhia obteve participação de 0,16% no mercado doméstico em maio, praticamente estável em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 0,13% no acumulado dos cinco primeiros meses.
No mês de maio, a Tam e a Pantanal reativaram acordo de codeshare para seis destinos em três Estados brasileiros: Araçatuba, Bauru, Marília e Presidente Prudente (SP), Juiz de Fora (MG) e Maringá (PR).
MERCADO E EVENTOS

Nenhum comentário: