PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 15 de junho de 2010

UE tem até outubro para decidir sobre fusão Iberia-British Airways


As autoridades de concorrência da União Europeia (UE) têm até outubro para dar sua aprovação ou não à fusão anunciada por Iberia e British Airways, após a apresentação do pedido formal das duas companhias aéreas a Bruxelas.

Fontes de ambas as empresas informaram neste domingo à Agência Efe que a UE tem até 15 de julho, em princípio, para dar uma resposta, mas quer fazer uma análise exaustiva do pedido e pede informações sobre rotas comuns e planos de expansão, o que pode atrasar a decisão até outubro.

A fusão das companhias aéreas pode criar uma espécie de monopólio em algumas rotas, o que pode ser considerado irregular pelo ente regulador europeu, que as obrigaria a abandonar algum dos trajetos.

Além disso, ainda falta a decisão da UE sobre a joint venture entre Iberia, British Airways e American Airlines, para a exploração conjunta de rotas no Atlântico Norte. As autoridades americanas já deram seu sinal verde a essa operação.

Em abril, Iberia e British Airways selaram o acordo de sua fusão, que cria uma das maiores companhias aéreas do mundo, com uma frota de mais de 400 aviões e voos para 200 destinos.

A operação originará a terceira maior companhia aérea da Europa, atrás da Lufthansa e da Air France-KLM, e a quinta maior do mundo, depois das europeias e das americanas Delta Air Lines e American Airlines.

EPA

Nenhum comentário: