PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Avião com 92 pessoas a bordo derrapa e sai da pista na Nigéria

Oitenta e sete passageiros e cinco membros da tripulação escaparam da morte ontem (21), quando o Boeing 737-522, prefixo 5N-BLE (foto acima), da empresa AeroContractors, derrapou ao tentar pousar no Aeroporto de Jos, na Nigéria.

A aeronave que estava em um serviço de voo doméstico realizando o voo AJ-345 de Lagos para Jos, derrapou na pista ao aterrissar devido a superfície molhada.

A aeronave teve os dois pneus do trem de pouso dianteiro estourados durante a aterrissagem. Os passageiros foram evacuados imediatamente.

O Aeroporto de Jos possui uma pista, a 10/28, com comprimento de 3.000 metros.

Confirmando o incidente, o porta-voz da companhia, Deba Uwadiae, disse em um comunicado ontem à noite que "a aeronave, um Boeing 737-500, com número de matrícula 5N-BLE, em um voo regular a partir de Lagos para o Aeroporto de Jos, no sábado 21 de agosto De 2010, teve seu os pneus do nariz furados durante o pouso na pista por volta de seis horas. Isso levou a dificuldades de manuseio pelo piloto que, no entanto, controlou a aeronave com segurança, sem qualquer dano. Todos os passageiros a bordo foram desembarcados em segurança".

O chefe de Operações de Voo, capitão George Akin, disse que 'foram prontamente enviados engenheiros para o aeroporto para reparar os pneus, enquanto aguardava os funcionários da Autoridade de Aviação Civil da Nigéria, NCAA, para inspecionar a aeronave antes de devolvê-lo para novo voo".

O Boeing 737-500 havia passado recentemente por uma revisão no exterior.

Comentando sobre o acidente, o Diretor-Geral da Autoridade de Aviação Civil da Nigéria (NCAA), Dr. Harold Demuren, disse que a aeronave deslizou sobre a pista por causa de ventos cruzados e acabou ultrapassando a pista, ficando com o trem de pouso esquerdo preso na lama, e perdendo um pneu durante o processo.

Demuren disse que tudo estava sob controle de todos os funcionários da agência de aviação em causa estavam no local para avaliar o incidente.

Segundo o relato de testemunhas oculares, foi difícil para o avião aterrissar e, quando o fez, quase pegou fogo, mas os bombeiros estavam no local para qualquer eventualidade.
desástres aéreos

Nenhum comentário: