Autoridades norte-americanas investigam se a compra da ITA Software pela Google pode prejudicar a concorrência.
No início de Julho, a Google anunciou a compra da ITA Software, empresa especializada em informações de voos, por 550 milhões de euros, tendo em vista promover o negócio da venda de bilhetes online e proporcionar uma busca mais rigorosa de voos em termos de qualidade/preço.
A análise do processo de fusão das duas empresas está ainda numa fase inicial, mas segundo fontes próximas do negócio, as autoridades da concorrência estão preocupadas com dois aspectos: se as suas rivais vão continuar a ter acesso aos dados da ITA; e, se a Google poderá levar os utilizadores em erro, fazendo com que estes optem pelos seus próprios serviços.
Vários operadores do sector já manifestaram as duas preocupações às autoridades locais, na esperança de travar o negócio da compra da ITA por parte da Google.
O maior motor de busca do mundo tinha já revelado, no mês passado, que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos estava a fazer uma extensa análise da sua oferta de 700 milhões de dólares (550 milhões de euros) para a compra da ITA, embora não tenha especificado quais as verdadeiras preocupações das autoridades.
A ITA Software é utilizada por vários sites de comparação de voos, como a Kayak.com, SideStep.com e a Hotwire.com, bem como pela Bing, o motor de busca online da Microsoft. A ITA controla ainda a ferramenta de busca de bilhetes e reserva de lugares de várias companhias, como a Continental e a American Airlines.
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