PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Como Israel tornou-se um pioneiro dos aviões não tripulados

(Arquivo) Drone sobrevoa o Afeganistão

Durante a Guerra do Yom Kippur, em outubro de 1973, dezenas de aviões israelenses foram abatidos quando tentavam passar por uma barreira de mísseis terra-ar SAM soviéticos lançados por Egito e Síria.

O exército israelense compreende que necessita de um sistema capaz ao mesmo tempo de proteger seus pilotos e de dar ao comando em terra informações em tempo real.

Um protótipo de avião sem piloto, o Mastiff, foi finalizado em 1975. Posteriormente, as Indústrias Aeronáuticas de Israel iniciaram um programa de produção de "drones" Scout.

Em 1982, durante a invasão israelense do Líbano, estes aparelhos, ainda muito misteriosos, destruíram as plataformas de lançamento de mísseis terra-ar sírios. E o equilíbrio estratégico mudou a favor de Israel.

Enquanto isso, as Indústrias Aeronáuticas de Israel dominavam o mercado mundial com seus aviões sem tripulantes.

O exército americano associou-se, em um primeiro momento, aos israelenes para equipar nos anos 1990 sua marinha com drones "Pioneer", e suas tropas terrestres com o modelo "Hunter", antes de desenvolver seus próprios programas.

A partir dali, os drones israelenses aparecem em todas as frentes de guerra: na Guerra do Golfo, no Kosovo, na Sérvia, no Iraque e no Afeganistão.

AFP

Nenhum comentário: