No dia 24 de agosto, um caça biplace F-2B do 4º Koukuudan, da Força de Auto-Defesa Aérea do Japão (JASDF), da Base Aérea de Matsushima, na cidade de Higashi Matsushima, Região de Miyagi, ao retornar de um voo de treinamento, por volta das 9:55 horário local, após o pouso e enquanto taxiava a 10km/h, todo trem de pouso (frontal, direito e esquerdo) recolheu. O tanque de combustível externo central colidiu com a pista de taxi, e depois a aeronave pendeu para o lado batendo a asa esquerda, danificando a ponta.
Os dois pilotos que estavam a bordo, um tenente de 25 anos que estava recebendo o treinamento e o major instrutor de 38 anos que estava no assento traseiro, não se feriram.
Acidente similar com um F-2 em abril de 2010 e com outras aeronaves, fizeram com que o Japão adotasse um procedimento antes e durante a partida do motor em que pinos de segurança são inseridos nas pernas do trem de pouso.
Após o acidente com o F-2 em Matsushima, todos voos com o modelo foram suspensos, devendo ser retomados nessa terça-feira, dia 31 de agosto.
cavok
Nenhum comentário:
Postar um comentário