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terça-feira, 31 de agosto de 2010

Santander compra 6 aviões para alugá-los à Azul

Operação contará com financiamento do BNDES e permitirá a companhia aérea comprar os aviões ao final do pagamento.

Modelo 195 da Embraer (Duvulgação)

O Santander comprará seis modelos 195 da Embraer

São Paulo - O Santander anunciou hoje a assinatura de um contrato pelo qual vai comprar seis aviões da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) por US$ 250 milhões para depois alugá-los à Azul Linhas Áereas, que terá a opção de compra em 12 anos.

O acordo compromete o Santander, a Embraer, a Azul e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financiará 80% das aeronaves, segundo um comunicado divulgado hoje pelo Santander.

"A operação inédita é um leasing (arrendamento mercantil) no qual o Santander compra os aviões do tipo 195 de Embraer com 80% de financiamento do BNDES e os aluga a Azul", segundo a nota.

O Santander pagará os 20% restantes do valor dos aviões e assumirá a dívida com o BNDES, por isso que terá as aeronaves sob sua custódia, explicaram à Agência Efe fontes do banco.

A Azul terá a opção de compra das aeronaves em 12 anos, quando o Santander terminar de pagar a dívida com o BNDES.

O negócio permitirá o financiamento total das aeronaves a um custo competitivo e ajudará a Azul, uma empresa que iniciou suas operações em dezembro de 2008, a seguir investindo na expansão de sua frota.

Pelo acordo, a companhia aérea pagará aluguéis semestrais durante os 12 anos da amortização da dívida e no fim do período definirá com o Santander se adquire as aeronaves ou se continua alugando.

"O Santander desenvolveu uma área de negócios especializada em financiamento para companhias aéreas e é o único banco a contar com uma estrutura desse tipo. Isso nos ajudou a definir uma relação com Azul na qual as duas partes ganham", afirmou Mauricio César Farias, superintendente executivo do Santander, citado no comunicado.

"O longo prazo para o pagamento ao Santander e a possibilidade de poder financiar 100% deixam o caixa da empresa mais livre para investir na expansão da frota", disse John Rodgerson, vice-presidente financeiro da Azul.

Azul, uma empresa criada no Brasil pelo mesmo fundador da JetBlue, o empresário americano de origem brasileira David Neeleman, começou a operar há menos de dois anos com os primeiros três de aviões Embraer 195 e Embraer 190.

A empresa, que opera atualmente 21 aviões, voa para 27 destinos no Brasil e é a única cuja frota é totalmente brasileira.

exame

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