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quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Situações e mais situações, você deve escolher a melhor

Uma coisa acontece de muito interessante aqui em goiânia, que deixa a operação no solo muito divertida e entusiasmante.

Quando a pista em uso é a 14 (na foto, é a mais a este), as aeronaves livram lá na frente, e vêm taxiando, passam pela C e ingressam no pátio 1 para estacionamento nos boxes para iniciar o desembarque/embarque.

Pra quem não conhece goiânia, os boxes das companhias ficam “paralelos” no pátio 1, em frente à torre. Uma situação muito interessante que acontece aqui é que quando existe uma aeronave em pushback no pátio 1, praticamente o aeroporto todo pára por causa dessa aeronave. Se uma aeronave pousou na RWY14, e tem outra iniciando pushback no pátio 1, essa que vai para o pátio 1, e qualquer outra que for cruzar o aeroporto, e tiver que passar em frente à torre, não poderá fazer, por causa da obstrução.

Aí entra o surpreendente jogo da PRIORIDADE. Numa situação dessa, quem tem prioridade, uma aeronave comercial que está aguardando para o pushback (em goiânia, não é autorizado às aeronaves fazer pushback simultâneo, ou iniciar este, antes que a outra aeronave não tenha iniciando o taxi e passado atrás desta que irá iniciar o pushback), ou uma aeronave que vai decolar, e está saindo dos hangares sul (hangares em cima da TWY A, que na figura estão mais ao norte), ou uma aeronave que está saindo dos hangares sul para a área de check de motores (fica próximo à RWY14), ou uma aeronave comercial que pousou e está taxiando na TWY A, sentido 32-14, indo para o pátio principal. Enfim, são diversas possibilidades de resoluções que nós, controladores de tráfego aéreo, dispusemos nas mais diversas situações no dia-a-dia de um aeroporto.

E claro, sempre tem um que vai achar ruim, ou vai achar menos bom. Logo, dependendo da situação, é bom você escolher a solução que menos pilotos poderiam achar ruim.

Por isso, é sempre bom o piloto atentar às instruções do controlador, pois alguma vez essa aeronave será chave importante no quebra-cabeça, e se ele fizer algo errado, pode quebrar todo o planejamento da torre, e como vimos no curso de gerenciamento de erro, se alguma coisa pode dar errado, ela vai dar errado, principalmente se a atitude não for planejada.

Em um aeroporto, a cada turno de 6h, muitas situações acontecem, essa que eu citei acima, foi apenas uma das que podem acontecer. Outras diversas possibilidades envolvem um aeroporto de alta complexidade e falta de planejamento. Por isso, é sempre bom o crescimento físico do aeroporto acompanhar o crescimento de aeronaves. Se não fica uma coisa meio sem saída. No caso de, se uma aeronave inicia o pushback nada mais é possível ser feito. Mas enfim, ainda bem que isso é uma coisa que acontece só na Suíça. Aeroporto mal planejado, aonde já se viu isso…kkkk

eaglesky

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