O presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, concedeu entrevista divulgada no jornal chileno "La Tercera" neste domingo e afirmou que a companhia aérea formada com a união entre a brasileira e a Lan Airlines vai ser a maior companhia aérea privada do mundo. "LATAM nasce como a maior companhia da América Latina e a maior do mundo em valor de mercado entre as empresas abertas de capital privado. No segundo lugar, atrás da Air China e da Singapore, que são estatais".
Perguntado pelo jornal se a Lan teria comprado a Tam, Barroso desmente a informação, dizendo que as duas companhias dividirão os direitos e as obrigações pela metade, apesar da diferença na composição acionária. A chilena tem 70%, enquanto a brasileira controla 30%. O presidente ainda ressaltou que seguirá a lei brasileira, que só permite 20% de capital estrangeiro em empresas aéreas nacionais.
O "La Tercera" revela que as famílias Cueto e Amaro, que controlam as duas linhas aéreas, já conversavam sobre a união de operações há alguns anos. A fusão entre a Taca e a colombiana Avianca e a saída de Sebastián Piñera da empresa após as eleições presidenciais chilenas aumentou o interesse na cooperação entre as companhias para competir no sistema aéreo latino-americano.
srzd
Nenhum comentário:
Postar um comentário