PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lufthansa acusada de ocultar passado nazista

Frankfurt - A Lufthansa, maior companhia aérea da Alemanha, está a se defender das acusações de ter tentado esconder as suas actividades durante o regime nazista, reveladas recentemente por um documentário transmitido pelo canal de televisão canal franco-alemão Arte e pela rede alemã ARD.

Apesar de ser uma companhia civil, a Lufthansa é acusada de cooperar com o regime nazista, durante o período de guerra, como no conserto dos aviões da Luftwaffe (a força aérea hitlerista).

A empresa é ainda indiciada de ter usado mão-de-obra forçada, de pelo menos dez mil pessoas, entre homens e mulheres oriundos de territórios ocupados.


Na cronologia oficial divulgada no site da companhia, os voos que a empresa mantinha para países neutros recebe destaque, enquanto o uso de trabalho forçado é omitido.


As revelações foram feitas pelo documentário "Fliegen heisst Siegen" ("Voar significa vencer"), levado ao ar pelo canal franco-alemão Arte e pela rede alemã ARD.


O filme usa como base uma investigação histórica encomendada pela própria Lufthansa em 1999, após várias denúncias apresentadas nos Estados Unidos da América (EUA), por antigos trabalhadores forçados.


O documentário narra as condições extremas de trabalho destas pessoas, principalmente quando vinham da Europa Oriental ou da ex-União Soviética.


Por seu turno, a Lufthansa não se considera responsável judicialmente pelo ocorrido durante o período nazista, uma vez que a companhia original foi fechada pelos Aliados em 1950 e a nova foi fundada em 1953 com o mesmo nome, logótipo e grande parte dos funcionários da anterior empresa.


Assim como 6 mil e 500 empresas alemãs, a Lufthansa ajudou a financiar a Fundação Memória, Responsabilidade e Futuro (EVZ, na sigla em alemão), que pagou 4,4 biliões de euros em indemnizações a mais de 1,6 milhões de trabalhadores forçados durante o nazismo na Europa.


Outras empresas, como a Volkswagen, procuraram seus ex-trabalhadores forçados e construíram monumentos em sua memória.

portalangop

Nenhum comentário: