PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ultraleve cai em Óbidos e faz 2 mortos

Ultraleve cai em Óbidos e faz 2 mortos

O dono do 'Sky Ranger' tinha-o adquirido há poucos meses, mas não estava credenciado para voar.

Fernando Pereira, de 60 anos, era proprietário do ultraleve Sky Ranger que caiu ontem em Óbidos. António Ferrel, de 50 anos, era piloto e foi convidado por ele para dirigir a sua recente aquisição, num voo local. As coisas não aconteceram como planeado e, cerca das 19.20, foi dado o alerta da queda de uma aeronave no Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leira. Ambos tiveram morte imediata.

As causas do acidente ainda estão por investigar, "só se sabe que a queda aconteceu logo após a descolagem da pista do Aero Clube Lagoa de Óbidos", disse Paulo Santos, presidente da direcção daquela instituição.

O dono do avião era sócio do Aero Clube e terá, alegadamente, adquirido há poucos meses o aparelho. Como não estava credenciado para voar, pediu ao piloto - que não pertencia àquele clube - para fazer um voo experimental. "Eles alteraram as características de fábrica e iam experimentar as modificações que fizeram", disse fonte ligada ao Aero Clube, alertando: "Muitas vezes, as pessoas tentam modificar o que é feito na fábrica e depois as experiências acabam por correr mal. Foi exactamente isso que aconteceu neste caso."

Esta informação, porém, não foi confirmada pelo presidente da direcção do Aero Clube: "Sei que eles iam fazer um voo local, mas não consigo precisar se teriam sido feitas modificações às características de origem da aeronave. Aquilo que posso adiantar é que o piloto estava credenciado para voar," disse, desvalorizando a questão.

Paulo Santos sublinhou, por outro lado, em declarações ao DN, que desde o primeiro momento foram contactadas as autoridades competentes. "Já falámos inclusive com o gabinete de inspecções do INAC (Instituto Nacional da Aviação Civil), que fará, durante o dia de amanhã [hoje], uma visita ao local", acrescentou.

O acidente de ontem, ao fim da tarde, foi o primeiro em 20 anos de história do Aero Clube da Lagoa de Óbidos e começou quando o ultraleve descolava da pista. "Este Aero Clube tem já alguma história, mas esta foi a primeira vez que uma coisa desta natureza aconteceu aqui", referiu Paulo Santos.

Segundo fonte da Protecção Civil de Leiria, o ocupante e o piloto tiveram morte imediata. O alerta foi dado poucos minutos depois do acidente e, para o local, foram deslocados meios da GNR e uma viatura médica de emergência rápida (VMER). Também os Bombeiros Voluntários de Óbidos estiveram presentes, com nove homens, apoiados por três viaturas.

dn portugal

Nenhum comentário: