PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Piloto incrivelmente escapa da morte após bater seu planador de frente na pista

Centímetros antes do impacto: o planador de Newman perde o controle e se direciona para o solo. (Foto: Rob Yuill)

As imagens deste post mostram o exato momento quando um planador atinge a pista num acidente, em frente de 15.000 pessoas presentes num show aéreo na Inglaterra, e o piloto Mike Newman, 35 anos, de forma incrível do planador de alta performance Swift S-1 todo destruído após o cockpit se quebrar no impacto. Veja a sequência do acidente a seguir.

Impacto: a ponta da asa toca a pista e a asa começa a quebrar. (Foto: Rob Yuill)

O ex-piloto de corrida teve apenas três costelas quebradas no acidente, mas os médicos esperam que ele em breve esteja totalmente recuperado.

Newman sofreu o acidente enquanto executava sua apresentação para a Swift Aerobatic Display Team no show aéreo da Royal Air Forces Association realizado em Shoreham, West Sussex.

Destruição: a parte frontal do planador começa a se despedaçar deixando o piloto perigosamente exposto. (Foto: Rob Yuill)

O fotógrafo amador Rob Yuill, 62 anos, de Hornchurch, Essex, que fez a incrível sequência de fotos, disse: “Ele teve muita sorte em escapar do acidente.”

“O planador deveria realizar uma manobra acrobática com duas aeronaves motorizadas – mas foi um dia com muitas nuvens com teto baixo”, adicionou Rob. “O planador apenas executou uns dois minutos de show aéreo antes de curvar e efetuar a aproximação final para pouso.”

Após o impacto: o planador não vira de cabeça para baixo, e começa a parar numa atitude normal.

(Foto: Rob Yuill)”Assim que ele virou, eu vi que o planador estava no ângulo errado e apontava o nariz para baixo. Ele então perdeu velocidade e se direcionou para o solo. Ele ficou quase na vertical quanto atingiu o solo. No momento que o planador tocou o solo foi uma coisa bem ruim de se ver.”

Após parar: o planador fica parado na pista com o piloto ainda atordoado sentado no cockpit. (Foto: Rob Yuill)

“Houve um silêncio do público enquanto as pessoas viam o que acontecia a cerca de 150 metros delas. Eu senti uma real sensação de alívio quando o piloto se arrastou para fora da aeronave. Eu achei que tinha ocorrido o pior devido a gravidade do impacto.”

“Duas ambulâncias e dois caminhões dos bombeiros chegaram rapidamente ao local e o piloto foi levado numa maca para o hospital.”

Mesmo após o incrível acidente, o piloto conseguiu levantar, com três costelas quebradas, e se afastar da aeronave destruída. (Foto: Rob Yuill)

Newman foi o campeão de planador de acrobacia categoria ilimitada no Reino Unido em 2008 e 2009. Ele foi levado para o Worthing Hospital após o acidente, o qual ocorreu no dia 23 de agosto. Após foi transferido para um hospital próximo de sua residência em Egham, Surrey, onde disse já estar recuperado.

Newman, um instrutor de piloto de planadores e técnico da equipe de acrobacia, voa desde 1996.

A Divisão de Investigação de Acidentes Aéreos e a Associação de Planadores Britânicos iniciaram as investigações sobre o acidente.

O organizados do show aéreo Don Bean disse: “Nós lamentamos pelo piloto ter se ferido – mas felizmente o acidente não foi mais sério.”

cavok

Nenhum comentário: