PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TAM sente o peso das despesas fixas



São Paulo - A líder entre as companhias aéreas também lidera esta lista com uma relação entre a dívida bruta e o patrimônio líquido de 977,4%. Segundo a consultoria Economática, a dívida bruta da empresa é quase de 7,7 bilhões de reais, enquanto o patrimônio líquido gira em torno de 788 milhões de reais. No segundo trimestre, a receita total líquida da companhia atingiu 2,6 bilhões de reais -- um salto de 15% em relação ao período anterior -- com prejuízo de 154,1 milhões de reais (um ano antes, a empresa lucrou 555,1 milhões de reais). O vencimento da dívida foi postergado em quatro anos, o que beneficiou o caixa da empresa.

Os executivos da empresa esperam uma recuperação dos resultados no terceiro trimestre, impulsionado pela estabilização do dólar e do preço do barril de petróleo. "As companhias do setor de aviação no mercado doméstico em geral têm despesas fixas significativas (relacionadas principalmente aos arrendamentos contratados para aeronaves)", afirmou a empresa em comunicado.

Em agosto, a TAM anunciou a associação com o grupo chileno LAN, que ainda espera aprovação das autoridades reguladoras. Segundo Marco Antonio Bologna, presidente da TAM S/A -- que engloba a TAM Linhas Aéreas, TAM Viagens, TAM Cargo, Pantanal e Multiplus -- as sinergias estão estimadas em 400 milhões de reais. Um terço delas deve ser captado ainda neste ano. No mesmo mês, a empresa registrou um aumento de 30,5% na demanda em relação ao mesmo período de 2009. O aumento da oferta foi de 18,9% na mesma comparação.

exame

Nenhum comentário: