PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Comissão Europeia adia decisão sobre compra da Austrian pela Lufthansa



A Comissão Europeia remeteu hoje para final de Julho uma decisão sobre a compra pela companhia aérea alemã Lufthansa de 42 por cento da Austrian Airlines, que poderá ter violado as normas sobre as ajudas estatais na União Europeia.

A Comissão Europeia está a investigar a decisão de Dezembro do governo austríaco de vender a Austrian à Lufthansa e de aliviar a dívida da Austrian Airlines, concedendo um subsídio de 500 milhões de euros para um aumento de capital. Em Fevereiro, a Comissão considerou que o preço podia ser demasiado baixo e o subsídio demasiado alto.

"Estou optimista. Espero chegar a uma solução antes da pausa de Verão", disse hoje o Comissário dos Transportes, Antonio Tajani, aos jornalistas, em Bruxelas. As discussões com o governo austríaco foram "muito frutíferas", acrescentou.

Os comissários europeus encontram-se a 22 de Julho pela última vez antes das férias de Verão.

A investigação surgiu quando a alemã Lufthansa, a segunda maior companhia aérea europeia após a Air France-KLM, liderava os movimentos de consolidação na indústria aérea europeia, depois de adquirir posições na Brussels Airlines e na britânica BMI.

O inquérito sobre a ajuda estatal na compra da Austrian Airlines pela Lufthansa corre paralelamente a outro da Comissão Europeia sobre os efeitos da compra da participação da Austrian sobre livre concorrência no sector.

No início do mês, a Lufthansa dispôs-se a fazer certas concessões, não explicitadas, para responder as preocupações das autoridades da concorrência europeia, cuja investigação deverá ser concluída a 1 de Julho.

Quer a Lufthansa quer a Austrian são membros do grupo de transportadoras aéreas Star Alliance, que inclui a companhia portuguesa TAP.
Fonte: Economia Público

Nenhum comentário: