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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Wagner Ferreira deixa a presidência da Webjet





Wagner Ferreira, à esquerda, Ricardo Malato, diretor de Manutenção, e Julio Perotti, que assume a presidência interina da empresa

Wagner Ferreira não é mais presidente da Webjet. A decisão foi tomada por Guilherme Paulus, presidente do Grupo GJP Participações. O dirigente emitiu nota oficial comunicando que executivo deixou o comando da Webjet, uma
das empresas do grupo, por questões de ordem pessoal. Ele assumiu no início de 2009 com o objetivo de fazer a companhia aérea do grupo crescer e conquistar mercado, de forma rentável e sustentada.

Segundo a Webjet esses objetivos foram plenamente alcançados. Em janeiro de 2010, a empresa atingiu 6,68% de market share, chegando ao terceiro lugar na aviação brasileira, além de uma frota de 20 aeronaves e mais de cinco milhões de passageiros transportados.

"Com as metas iniciais conquistadas, Wagner Ferreira decidiu priorizar os negócios da família e contou com o nosso apoio", declara Guilherme Paulus. Interinamente assume a presidência da Webjet o executivo Julio Perotti, que vem ocupando a vice-presidência da companhia desde 2007.

Durante o último Workshop CVC, realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro, o trade sentiu a ausência de Wagner Ferreira no evento. Entre os bastidores, já especulava-se a saída do executivo do comando da Webjet. Também comentava-se que a Webjet estaria sendo vendida para uma outra grande companhia aérea, já que não entrou nas negociações com o fundo norte americano Carlyle Group.

As mudanças na diretoria da Webjet começaram há cerca de um mês com a saída do diretor Comercial e de Marketing, Davidson Botelho.

Quando assumiu a empresa, Wagner Ferreira, que teve passagens também pela Vasp e Tam, preocupou-se em organizar a Webjet. Uma nova sede foi instalada no Rio de Janeiro. Funcionários foram mantidos e, mais que isso, o quadro de colaboradores foi ampliado. Novas aeronaves chegaram e foi criado um novo conceito na empresa, onde praticamente tudo era acompanhado da palavra "web", como web-gente, web-colaboradores, web-objetivos. Uma nova marca também foi criada. Além disso, Ferreira de dizia totalmente adaptado ao Rio de Janeiro e ao estilo de vida do carioca. Um dos seus grandes objetivos era conseguir que a Webjet passasse a utilizar também o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Recentemente a Webjet lançou um programa de popularização da aviação, com facilidades de pagamento dos bilhetes para as pessoas de poder aquisitivo menor, com a facilitação do crédito e do parcelamento. Numa entrevista exclusiva ao M&E no final do ano passado, Ferreira deu uma opinião importante sobre a superação do setor, ante as crises vivenciadas: "é preciso olhar os custos diuturnamente, não apenas cortar gente, mas otimizar aquilo que não está dando certo, como cortar voos, botar avião no chão, devolver avião. Isso é que fica de lição do que vimos no mercado dessa crise globalizada. Não podemos ter vaidade, temos que ser práticos e pragmáticos. A indústria é levada muito pela emoção, pela vaidade e pela questão do market share, mas o que importa não é ser o primeiro, é ter rentabilidade".

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