PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Municípios portuários são inspiração para setor aéreo

Prefeitos de quase 50 cidades portuárias irão apresentar suas experiências nas relações institucionais com órgãos governamentais.

O encontro irá acontecer nos dias 03, 04 e 05 de março, em Guarulhos (SP), durante o I Seminário Internacional de Cidades Aeroportuárias (www.comunasaeroportuarias.com).

De acordo com Fernando Santomauro, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Guarulhos (SP), as cidades portuárias irão servir de inspiração para o setor aéreo por conta da excelente relação desenvolvida com os entes federados.

A expectativa, segundo Santomauro, é que o evento reúna cerca de 150 pessoas, entre prefeitos brasileiros e da América Latina, representantes do Governo Federal e de organizações internacionais, como a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO/ONU), a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL/ONU), e redes internacionais de governos locais, como Mercocidades e a Federação Latino-Americana de Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA), Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Durante o evento, será debatida a relação entre a administração aeroportuária e as cidades – impactos positivos e negativos no que se refere aos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Além disso, os participantes irão debater a influência dos grandes eventos esportivos no Brasil, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, o que reforça a importância da discussão sobre os investimentos em infraestrutura e a capacidade das cidades brasileiras absorverem demandas e aproveitarem as oportunidades.

Durante o Seminário Internacional de Cidades Aeroportuárias será criada a Associação Latino-Americana de Municípios Aeroportuários (ALMA). Será redigida, ainda, a Carta de Princípios e a plataforma da rede, cuja proposta é promover o intercâmbio de informações e experiências entre as cidades participantes, nos diversos assuntos implicados na relação entre os aeroportos e os municípios. A proposta de criação da ALMA foi um dos resultados do Seminário Comunas Aeroportuárias, realizado pela Prefeitura de Pudahuel (Chile), em junho de 2008.

Porto Gente

Nenhum comentário: