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quarta-feira, 17 de março de 2010

Aeroportos terão restrições


O Aeroporto Internacional Pinto Martins pode ter restrições de funcionamento. O alerta vem da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O órgão estuda a possibilidade de impor limites para as operações de pouso e decolagem. A decisão recairia nos horários de maior fluxo.

Além do Pinto Martins seriam afetados os aeroportos de Brasília (DF), Confins (MG), Salvador (BA), Cuiabá (MT) e Campinas (SP). De acordo com a presidente da Anac, Solange Vieira, estes terminais hoje têm folga em suas capacidades operacionais. O problema é o fluxo acima do normal em horários de pico. O assunto veio à tona no Fórum Panrotas Tendências de Turismo, anteontem, em São Paulo.

A Anac informa que ainda não existe previsão de data para o órgão anunciar uma decisão. A medida teria duas consequências: limitar o número de operações e não autorizar novos voos em horários de pico. Ficaria congelado o fluxo aeroportuário em períodos hoje com problemas.

A ampliação dos aeroportos é a principal solução para evitar as restrições operacionais. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) explica que uma duplicação do terminal do Pinto Martins está em fase de formatação de projeto. O órgão aponta que as obras têm início previsto entre 2011 e 2012, ao custo de R$ 517,5 milhões. Cerca de 35% da intervenção devem estar prontos antes da Copa de 2014.

O Pinto Martins possui três horários de pico, com duração total de sete horas, conforme a Infraero. O restante do dia registra capacidade ociosa de operação. O aeroporto tem capacidade para receber um fluxo anual de 6.224.231 passageiros, mas o movimento no ano passado foi de 4,2 milhões de pessoas.

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias afirma que, se a medida for tomada, o passageiro deve sentir desconforto, com o aumento de filas e mais demora no atendimento. ``Se você limita voos, diminui capacidade de transporte. Então (os aviões) vão voar com uma taxa de ocupação maior``, diz o diretor-técnico Ronaldo Jenkins.

Ele afirma acreditar que a Anac apenas desautorizaria novos voos. Jenkins explica que é difícil mudar o horário de um voo para tirá-lo do intervalo de pico em um aeroporto específico, porque as aeronaves cumprem rotas nacionais, por vários terminais. Uma alteração isolada de horário precisaria de várias modificações sistema de controle do tráfego aéreo.

Números

505 mil pessoas passaram pelo aeroporto internacional pinto martins em janeiro passado, um acréscimo de 33,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

383 mil pessoas foi a movimentação no mês passado. houve um aumento de 40% em relação a fevereiro de 2009.

E-mais

O Aeroporto Internacional Pinto Martins tem pico entre os horários de 5 e 7 horas; 12 e 15 horas; e 23 e 1 hora, segundo a Infraero.

O diretor-técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, Ronaldo Jenkins, diz que a demanda de passageiros continua crescendo e uma possível limitação no número de voos traria problemas de atendimento.

O POVO perguntou se, com o aumento da demanda e o congelamento da oferta, as passagens podem ter reajustes.Jenkins disse que o sindicato não se pronuncia sobre o assunto porque a questão envolve as empresas aéreas.

Já a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, afirma que as passagem devem subir em 2011 ``se os investimentos em infraestrutura (aeroportuária) não andarem``.
O Povo

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