PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 17 de março de 2010

Seguro de Aviação custa mais de um milhão de dólares


O presidente do Conselho de Administração da ENSA, Manuel Gonçalves, revelou hoje (quarta-feira), em Luanda, que o Seguro de Responsabilidade Civil de Aviação é muito dispendioso e chega a custar mais de um milhão de dólares norte-americanos.
Segundo o gestor, que prestou essa informação à margem de um seminário sobre “Riscos de Aviação” aberto hoje na Escola Nacional de Administração Pública, os valores de capital de Seguro de Responsabilidade Civil de Aviação aproxima-se ao preço de uma aeronave e eleva-se as despesas nos casos de acidentes com danos materiais e pessoais.
“São responsabilidades muito altas que as seguradoras tem que assumir e estão acima de um milhão de dólares norte-americanos, por aeronave, em caso de responsabilidade civil”, esclareceu o Manuel Gonçalves.
O gestor explicou que, além do seguro de responsabilidade civil de aviação, existem os seguros de casco de aviação, peças e sobressalentes.
Essas responsabilidades, de acordo com o interlocutor, implicam que qualquer companhia aérea deve ter uma gestão muito prudente, recorrendo ao mercado internacional para a colocação e repartição do risco por resseguradoras.
“ Logo é uma responsabilidade muito grande que tem um impacto financeiro considerável, tanto para os segurados, tanto para as companhias seguradoras”, concluiu.
Informou também que todas as companhias que operam em Angola, no quadro da aviação civil pública são seguradas pela ENSA, tendo em conta que ela lidera um co-seguro obrigatório relacionado com aviação civil, mas realçou que existe liberdade contratual e o seguro facultativo quando se trata de aviação privada.
O encontro, que decorre até dia 19 (sexta-feira), numa promoção da ENSA, está a discutir, entre outros temas, O papel do Broker no mercado de aviação de Londres, Direito aeronáutico e coordenação de crise – focus Angola, e Seguro de casco e responsabilidade civil das companhias aéreas.
Participam do encontro empresas públicas e privadas nacionais e estrangeiras, ligadas ao sector de aviação.
Angop

Nenhum comentário: