PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 17 de março de 2010

Piloto de avião que transportou 145 kg de cocaína é preso


Aledir Lopes foi condenado por crime de tráfico de drogas ao ser preso com 145 kg de cocaína


O piloto de avião aposentado Aledir Lopes, 72, foi preso pela segunda vez em Boa Vista em menos de um mês este ano. Ele era considerado foragido da Justiça do estado do Mato Grosso do Sul, onde, em 2001, foi preso com um carregamento de 145 kg de cocaína. Aledir foi condenado por crime de tráfico de entorpecentes e ficou preso por vários anos, porém, ao passar para o regime semiaberto, fugiu do distrito da culpa e veio parar em Roraima.

No dia 24 do mês passado, ele foi preso pela primeira vez por policiais rodoviários no posto Cauamé, na BR-174, saída para o município de Pacaraima. Na ocasião, Aledir conduzia um automóvel Pampa e ao ser abordado numa ação rotineira da PRF, para verificação dos documentos do veículo e do condutor, os patrulheiros constataram, através de pesquisa junto ao Infoseg (Serviço Nacional de Informatização) da Justiça, que ele era considerado foragido e estava com a prisão decretada pela Justiça do MS.

Na ocasião, o piloto foi conduzido ao plantão do 4º Distrito, mas acabou liberado pelo delegado plantonista após prestar termo de declaração. Ontem pela manhã, Aledir Lopes voltou a ser preso, desta vez em sua residência no bairro Cinturão Verde, por agentes da Polinter (Polícia Interestadual) da Polícia Civil.

A prisão dele foi para dar cumprimento ao mandado judicial da Comarca da cidade de Campo Grande (MS), onde seu processo teve origem. Ainda ontem, após passar por exame de integridade física no IML, o piloto foi recolhido na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde deverá aguardar nova decisão da Justiça de MS com relação ao seu recambiamento para um presídio naquele estado.

Um dos policiais que efetuou a prisão de Aledir conversou com a reportagem da Folha e disse que ficou admirado com o patrimônio do piloto em Boa Vista. Comentou que a residência tem estrutura de mansão e que contou pelo menos dez automóveis no local, além de uma aeronave. Adiantou que, diante da situação, a prisão de Aledir seria comunicada à Polícia Federal local, com o objetivo de averiguar a origem do seu patrimônio e se ele pode estar envolvido com o narcotráfico.

COCAÍNA De acordo com informação divulgada na imprensa nacional na época, no dia 21 de novembro de 2001, o piloto Aledir Lopes, que naquela ocasião tinha 63, foi preso por policiais federais com 145 quilos de cocaína na cidade de Campo Grande (MS). Na operação também foram apreendidos uma aeronave, um GPS Global, um automóvel e 8 mil dólares, valor este que teria sido pago a Aledir pelo transporte da droga. Segundo a investigação da PF, a cocaína apreendida com Aledir saiu da Bolívia e seria entregue a um contato em Mato Grosso.

OUTRO FORAGIDO Também ontem os agentes da Polinter prenderam Arismar Pereira Xavier, em cumprimento a um mandado judicial de sentença condenatória, decretado no último dia 11. Ele respondia a um processo por crime de roubo (assalto com emprego de violência ou grave ameaça) na 6ª Vara Criminal da Comarca de Boa Vista e acabou condenado.

De acordo com dados da polícia, em julho de 2007, Arismar e outro elemento que não teve o nome revelado, por ainda não ter sido preso, assaltaram em via pública no bairro Liberdade a vítima O.P.C.. Na ocasião a dupla usou uma arma de fogo (revólver ou pistola) para obrigar a vítima a entregar sua bolsa. Os dois foram presos em flagrante após serem perseguidos por uma guarnição da Polícia Militar que passava pelo local no momento do assalto. Arismar e o comparsa foram entregues à Polícia Civil que os autuou em flagrante. A dupla passou quase um ano na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e acabou solta em liberdade condicional para aguardar o julgamento. Ontem, ao ser preso, Arismar disse que ficou surpreso e acreditava que já tinha termiando sua pena.
Folha da Boa Vista - RR

Nenhum comentário: