PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 29 de julho de 2010

E-passaporte começa a ser testado no Brasil este ano

passaporte azul

Novidade no ar para quem pensa em retirar o passaporte ou renová-lo este ano: o passaporte com chip será emitido no Brasil a partir de dezembro. Segundo a Polícia Federal, a nova tecnologia vai permitir armazenar dados biográficos (nome, data de nascimento, sexo etc.) e biométricos (impressões digitais e fotografia do rosto) com mais qualidade e segurança.

O documento emitido atualmente (passaporte azul), já contém dados biométricos, mas com baixa resolução e qualidade, se comparados com a nova tecnologia. A ideia é testar o E-passaporte (nome como será chamado agora o documento) primeiro no aeroporto internacional de Brasília, no fim do ano.

Vamos ter a segurança do chip, que dificulta o acesso aos dados“, disse Eduardo de Mattos Hosannah, chefe da Divisão de Documentos e Viagens do Ministério das Relações Exteriores, que também garante que a nova tecnologia vai dificultar falsificações e agilizar o processo de migração. Segundo o ministro, a liberação dos passageiros nos aeroportos será feita em no máximo 8 segundos.

Tanta segurança e praticidade vão custar mais caro, claro, mas ainda não se sabe de quanto será o reajuste sobre a taxa de emissão para o novo passaporte (a taxa atual é de R$ 156,07).

viajandaun

Nenhum comentário: