PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 21 de julho de 2009

Aeronáutica celebra os 136 anos de Santos Dumont

Igo Bione

II Comar perfilou-se em continência na solenidade A Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou ontem, em todo o País, os 136 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, considerado Pai da Aviação. No Recife, a solenidade aconteceu no QG do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar), comandado pelo major-brigadeiro-do-ar Louis Jackson Josuá Costa. Perfilada em continência à Bandeira Nacional e a Santos Dumont, a tropa reverenciou a memória daquele que em 23 de outubro de 1906 voou cerca de 60 metros a uma altura entre dois e três metros pilotando o 14 BIS no Campo de Bagatelle, em Paris.

E em 12 de novembro daquele mesmo ano, Santos Dumont repetiu o feito, voando mais de 200 metros a uma altura de seis metros. Na época, o Aeroclube da França verificou o vôo do 14 BIS como sendo o primeiro na Europa a ser realizado por um aparelho mais pesado que o ar. Em reconhecimento ao gênio brasileiro, em 22 de setembro de 1957 o Brasil outorgou-lhe postumamente a patente de marechal-do-ar, a mais alta do oficialato da FAB.

Na Ordem do Dia lida para a tropa em todas as unidades da FAB no País, o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, comentou que “o exemplo de coragem e o espírito altruísta transmitidos pelo Pai da Aviação sejam referência para as atitudes dos homens e mulheres que vergam o uniforme azul (da FAB), na gigante missão de manter soberano o espaço aéreo dessa Nação, e em cujos ombros repousa a responsabilidade de conduzir a trajetória do Comando da Aeronáutica quanto a novos horizontes dignos de um Brasil forte, justo e solidário”.

Durante a solenidade, 21 personalidades civis e militares foram outorgadas com a Medalha do Mérito Santos Dumont.
Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: