PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 21 de julho de 2009

Empresas suspendem voos internacionais




Um misto de crise internacional com os efeitos da gripe A (H1N1) impôs às principais companhias aéreas estrangeiras mudanças em seus planejamentos de voo entre o Nordeste e a Europa e Estados Unidos.

Elas anunciaram suspensões ou alterações temporárias de seus voos. O cálculo é um só: pelo menos nos próximos meses, a ocupação dos aviões não compensa manter o planejamento original das rotas. No Recife, a mudança mais drástica veio da americana Delta Airlines, que suspenderá por dois curtos períodos, ainda este ano, a ligação que faz entre o Recife e Atlanta, nos EUA.

A Delta iniciou seus voos para o Nordeste com uma operação triangular, que colocava Recife e Fortaleza em uma rota conjunta rumo a Atlanta. Eram quatro frequências (quantidade semanal de voos). Mas os destinos nordestinos foram desmembrados e cada capital passou a contar com três voos diretos para os Estados Unidos.

Em um comunicado oficial encaminhado ontem à reportagem, a Delta informa que, “por motivo de sazonalidade”, a rota Recife-Atlanta será parada a partir de 2 de setembro, com retomada programada para o período de 6 e 19 de outubro e, após nova parada, um reinício “definitivo” do dia 15 de novembro em diante. A rota Fortaleza-Atlanta obedecerá um planejamento praticamente idêntico, com a diferença de que o período da retomada curta será de 6 a 18 de outubro.

A mudança foi informada, em outro comunicado, aos governos do Rio Grande do Norte e Pernambuco, em um texto assinado pelo diretor Regional e de Assuntos Governamentais da empresa no Brasil, Luiz Henrique Moz Teixeira. No comunicado do executivo, a companhia justifica as mudanças como fruto da pressão de uma alta do querosene de aviação, que teria subido mais de 20% no acumulado do ano, além da queda da demanda dos passageiros em suas operações internacionais por causa da gripe A (H1N1).

Também em nota, ao JC, a Secretaria de Turismo (Setur) confirmou a notificação da Delta. “A retomada das operações (da companhia) será em novembro, considerado período de alta estação. A empresa também declarou acreditar no potencial do mercado do Estado e que a suspensão temporária do voo não implicará na redução de pessoal ou no fechamento de escritórios”, informa a Setur.

Além da Delta, a portuguesa TAP já havia anunciado um plano para contenção de despesas, que incluía a redução, também na baixa temporada, de uma das frequências de seu voo diário Recife-Lisboa, que terá temporariamente seis partidas semanais.


Jornal do Commercio - PE

Nenhum comentário: