PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Começou o fechamento noturno do Salgado Filho



De ontem até 30 de dezembro, o Aeroporto Salgado Filho permanecerá fechado para voos regulares da meia-noite até as 6h15min.

A medida é necessária para possibilitar a execução de obras de alargamento da pista, dos atuais 42 metros para 45 – medida definida como padrão para a segurança operacional.

Apesar de a instabilidade do clima não ter provocado o fechamento do Aeroporto nas primeiras horas da manhã de ontem, havia registro de atrasos e cancelamento de voos. Das 26 aterrissagens agendadas das 5h30min às 11h, três foram canceladas e cinco tiveram atraso superior a 30 minutos. O voo 04515, da NHT, chegou de Pelotas às 11h12min, quase três horas após o horário previsto. Das 39 decolagens das 6h às 11h05min, quatro partiram com atraso.

O voo 01229, da Aerolineas Argentinas, decolou às 12h05min rumo a Buenos Aires. A viagem estava programada para as 11h05min. 'Ninguém sabe explicar o motivo do atraso', lamentou Izolda Navarro Becker. Na Infraero, ninguém soube explicar o motivo dos atrasos sobretudo nas aterrissagens de voos procedentes de Recife, Montevidéu, Pelotas, São Paulo e Buenos Aires.

A Infraero projeta investimentos de R$ 247 milhões no terminal aeroportuário, incluindo também recapeamento da pista, transferência dos balizamentos de voos, ampliação da pista dos atuais 2,28 mil para 3,2 mil metros e construção do novo Terminal de Cargas Aéreas.

A superintendente Lia Segaglio de Figueiredo salientou que o fechamento, autorizado pela Agência Nacional da Aviação Civil, foi negociado com as companhias aéreas.

Foram feitos ajustes na malha aérea, com manutenção do mesmo número de voos comerciais operados no aeroporto. Houve a necessidade de antecipação de dez voos regulares no final da noite e o retardamento da chegada de três, ao amanhecer.

O alargamento é o ponto de partida para a ampliação da pista, que deve começar em 2010, e também para a instalação do ILS Cat II, sistema de navegação área que pretende minimizar os problemas de fechamento por motivos meteorológicos.

Durante o fechamento, os voos com destino a Porto Alegre que atrasarem não decolarão do aeroporto de origem. Se os atrasos ocorrerem durante o trajeto, serão deslocados para outros aeroportos. No caso de condições climáticas desfavoráveis, a pista poderá ser liberada.

Nenhum comentário: