Um raro Douglas DC-2, o antecessor do famoso DC-3, fará parte da chegada em formação de 40 aeronaves no dia 26 de julho, como parte da celebração de 75 anos do DC-3 que será realizada durante o EAA AirVenture Oshkosh 2010. A aeronave faz parte do acervo do Museum of Flight de Seattle, Washington, e liderará o grupo de outras 39 aeronaves da família DC-3 (C-47, AC-47) que estará chegando no dia de abertura do maior show aéreo do planeta.
O grande conhecedor de aviação Clay Lacy, membro da EAA, que participou da restauração da aeronave, pilotará o DC-2 a partir de seu atual lar no Aeroporto de Van Nuys, na Califórnia, até o aeroporto de Sterling, em Rock Falls, Illinois, de onde o grupo de aeronaves irá se encontrar antes de seguir para Oshkosh.
Com a pintura clássica de vermelho e cinza da TWA, no esquema “The Lindbergh Line,” é uma das únicas duas aeronaves em condições de voo no mundo. A outra aeronave faz parte do Museu Aviodrome, na Holanda e, de acordo com o curador do museu Raymond Oostergo, este voou apenas 30 horas em 2009 e está atualmente num processo de inspeção, devendo voar novamente em maio.
A aeronave DC-2 foi desenvolvida em 1933 quando a TWA e a Douglas Aircraft Company decidiram aumentar o comprimento da fuselagem do avião comercial DC-1 em 60 centímetros para adicionar mais uma fileira de assentos, passando a capacidade para 14 passageiros. O primeiro voo foi no dia 11 de maio de 1934. Apenas 150 aeronaves do modelo foram construídas até a Douglas iniciar a produção do DC-3 em 1935.
A aeronave DC-2 N1934D do Museum of Flight foi originalmente entregue para Pan Am – conforme a plca na aeronave informa em março de 1935 – e operou como aeronave de passageiros pela última vez com uma companhia aeréa na América do Sul por vários anos. Ele posteriormente retornou para os EUA operado pela Johnson Flying Service de Missoula, Montana, como uma aeronave de lançamento de bombeiros próximo à aéreas de incêndios de grande escala. A Douglas Historical Society posteriormente adquiriu a aeronave, ficando com ela entre os anos de 1982 e 2003 na Califórnia.
A aeronave ficou então locada em Santa Monica até que a Douglas Society realocou a aeronave para um hangar em Long Beach para ser restaurada para condição de voo. Ela então foi vendida mais tarde para um colecionador de aeronaves antigas e também membro da seção de aeronaves antigas da EAA Bruce McCaw, de Seattle, o qual doou ela para o Museum of Flight em 2005, tendo seguido para Seattle em 2007.
A aeronave foi raramente visto em voo e em shows aéreos desde 1985, e ela nunca esteve presente em Oshkosh. Ela estará em exposição para visitação e fotos no aeroporto de Sterling, em Rock Falls entre os dias 23 e 25 de julho e estará em exposição estática no AirVenture entre os dias 26 e 31 de julho.
O grande conhecedor de aviação Clay Lacy, membro da EAA, que participou da restauração da aeronave, pilotará o DC-2 a partir de seu atual lar no Aeroporto de Van Nuys, na Califórnia, até o aeroporto de Sterling, em Rock Falls, Illinois, de onde o grupo de aeronaves irá se encontrar antes de seguir para Oshkosh.
Com a pintura clássica de vermelho e cinza da TWA, no esquema “The Lindbergh Line,” é uma das únicas duas aeronaves em condições de voo no mundo. A outra aeronave faz parte do Museu Aviodrome, na Holanda e, de acordo com o curador do museu Raymond Oostergo, este voou apenas 30 horas em 2009 e está atualmente num processo de inspeção, devendo voar novamente em maio.
A aeronave DC-2 foi desenvolvida em 1933 quando a TWA e a Douglas Aircraft Company decidiram aumentar o comprimento da fuselagem do avião comercial DC-1 em 60 centímetros para adicionar mais uma fileira de assentos, passando a capacidade para 14 passageiros. O primeiro voo foi no dia 11 de maio de 1934. Apenas 150 aeronaves do modelo foram construídas até a Douglas iniciar a produção do DC-3 em 1935.
A aeronave DC-2 N1934D do Museum of Flight foi originalmente entregue para Pan Am – conforme a plca na aeronave informa em março de 1935 – e operou como aeronave de passageiros pela última vez com uma companhia aeréa na América do Sul por vários anos. Ele posteriormente retornou para os EUA operado pela Johnson Flying Service de Missoula, Montana, como uma aeronave de lançamento de bombeiros próximo à aéreas de incêndios de grande escala. A Douglas Historical Society posteriormente adquiriu a aeronave, ficando com ela entre os anos de 1982 e 2003 na Califórnia.
A aeronave ficou então locada em Santa Monica até que a Douglas Society realocou a aeronave para um hangar em Long Beach para ser restaurada para condição de voo. Ela então foi vendida mais tarde para um colecionador de aeronaves antigas e também membro da seção de aeronaves antigas da EAA Bruce McCaw, de Seattle, o qual doou ela para o Museum of Flight em 2005, tendo seguido para Seattle em 2007.
A aeronave foi raramente visto em voo e em shows aéreos desde 1985, e ela nunca esteve presente em Oshkosh. Ela estará em exposição para visitação e fotos no aeroporto de Sterling, em Rock Falls entre os dias 23 e 25 de julho e estará em exposição estática no AirVenture entre os dias 26 e 31 de julho.
Meio aéreo
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