PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vueling nega demissão de Comandante que se recusou a voar em meio as nuvens de Cinza vulcânicas


A companhia aérea low-cost espanhola Vueling rejeitou firmemente as reclamações de um piloto que foi demitido por se recusar a operar um avião através de uma área contaminada pelas cinzas da erupção vulcânica da Islândia.

O ex-capitão da Vueling ATI diz que ele foi despedido devido a sua recusa em "voar em áreas afetadas pela nuvem de cinzas".

Mas a acusação é "categoricamente falsa", diz um porta-voz da Vueling que afirma que o piloto foi demitido porque "repetidamente se recusou a cumprir as suas obrigações".

O comandante diz que suas decisões operacionais foram relevantes para a segurança, demonstradas com base em tabelas oficiais de concentração meteorológicas de cinzas e praticadas sob a autoridade legalmente concedida a ele como o comandante de uma aeronave.

Eu tenho arquivado os relatórios de segurança aérea que perfeitamente explicam as minhas decisões", diz ele, acusando a empresa de "redução de custos e priorização de critérios comerciais em relação à segurança".
"Além disso, uma vez que a situação começou , ou seja o impacto no setor aéreo devido a nuvem de cinzas, a [empresa] não definiu regras claras sobre os vôos próximos a nuvens de cinzas, assim os pilotos são obrigados a fazer suas próprias investigações - que conduzem a decisões que, em seguida, pode ser contestadas de forma arbitrária", diz ele , referindo-se aos eventos particulares entre 20 de Abril e 11 de Maio.

Mas uma fonte sênior da Vueling nega veementemente a ATI, em que qualquer pressão tenha sido colocada em membros de suas tripulações de cabine.
"Segurança é a prioridade número um em nossa empresa. Nunca foi questionada", diz a fonte.

"Durante a crise de cinzas, a nossa política operacional foi seguir à risca as recomendações do Eurocontrol e da segurança aérea e autoridades da aviação civil."
flightglobal

Nenhum comentário: