PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 11 de março de 2010

Pilotos da TAP avançam com seis dias de greve

Fernando Pinto, presidente da TAP, vai enfentar mais uma greve.

Fernando Pinto, presidente da TAP, vai enfentar mais uma greve.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) vai convocar uma greve entre os dias 26 e 31 de Março para “sensibilizar” a administração da TAP depois do impasse negocial do Acordo de Empresa.

De acordo um comunicado, os pilotos reunidos hoje em Lisboa votaram a favor da paralisação e mandataram a administração do SPAC “para rejeitar a proposta da administração [da TAP] relativa à compensação pelos ganhos de produtividade dos Pilotos, por ser objectivamente insuficiente, desequilibrada e discriminatória dos Pilotos da TAP, face aos demais trabalhadores”.

Em causa está a renegociação do acordo de empresa que se arrasta desde Setembro e também a revisão salarial dos pilotos. O SPAC e administração da TAP já se entenderam quanto às medidas a adoptar para garantir o aumento de produtividade dos pilotos, mas não chegam a acordo sobre a valorização destes ganhos e consequente aumento salarial.

Tal como o Diário Económico avançou há cerca de duas semanas, a equipa de Fernando Pinto acredita que estão garantidos ganhos de cerca de cinco milhões de euros, enquanto que para o SPAC as alterações a introduzir ao Acordo de Empresa permitem a redução de custos operacionais e aumentos de produtividade na ordem dos 20 milhões de euros.

Os pilotos acusam por isso a administração da companhia de “ter desvalorizado, de um modo inaceitável, as inúmeras concessões que solicitou ao SPAC” e de “continuar a apropriar-se de uma fracção significativa do valor criado, desrespeitando o contributo e a dignidade profissional dos pilotos”.

Em Setembro, por altura da última paralisação dos pilotos, Hélder Silva, presidente do SPAC, admitiu que o aumento exigido pelos pilotos era na ordem dos 9,3%. Já este mês os pilotos recusaram a revisão salarial de 1,8% proposta pela administração da TAP e aceite por todos os outros sindicatos representados na companhia.
ECONOMICO

Nenhum comentário: