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sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Uma breve história dos ‘Caravan’ da FAB


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A FAB adquiriu seu primeiro Cessna 208 Caravan I em fins de 1987 para dar suporte às atividades do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Esta aeronave recebeu a matricula FAB 2701 e a designação C-98.

Face à robustez do projeto, a FAB decidiu encomendar mais duas aeronaves do mesmo modelo no ano seguinte. Os dois aviões (FAB 2702 e FAB 2703) chegaram em agosto de 1988 e equiparam o 1º/7º ETA, baseado em Boa Vista, RR. O avião adaptou-se perfeitamente ao clima e às condições da Amazônia e a FAB decidiu realizar uma compra maior.

Em 1989 a FAB adquiriu outras cinco aeronaves (FAB 2704 a 2708) que foram distribuídas para o 2º/7º ETA (Porto Velho, RO), para o 1º ETA (Belém, PA) e para o CINDACTA II (Curitiba, PR).

Com a transformação das esquadrilhas do 7º ETA em esquadrões do 3º GAv e o recebimento dos Tucanos pelos mesmos, os Caravan I passaram para a função de aeronaves orgânicas das bases de Boa Vista e Porto Velho.

Um dos momentos de maior destaque na vida operacional dos Caravans da FAB foi a participação na missão de paz da ONU conhecida como MOMEP (Missão de Observadores Militares Equador- Peru). Foi durante uma das missões da MOMEP que a FAB perdeu o seu primeiro Caravan I.

Posteriormente foram adquiridas 10 aeronaves do modelo Caravan II (Cessna 208B). Estas aeronaves foram designadas C-98B e possuem um motor mais potente e uma fuselagem mais comprida.

Cada aeronave nova custa aproximadadmente dois milhões de dólares.

FOTO: FAB

Poder aéreo

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