O senado norte-americano deverá votar, junto com outros assuntos relacionados à aviação, a proposta feita pelo senador Byron Dorgan de proibir o uso de laptops e outros equipamentos eletrônicos que possam tirar a atenção dos pilotos durante o voo.
Segundo informações da AP, o senador ficou impressionado ao saber que o FAA não proibi o uso de tais equipamentos a não ser abaixo de 10 mil pés, quando estão sendo realizados os procedimentos de pouso e decolagem.
Até o momento o uso ou não de equipamentos eletrônicos na cabine de pilotagem, fora a limitação imposta pelo FAA, é regulado pelas próprias companhias aéreas, mas se depender de Dorgan – que inclusive acredita que não haverá restrições à proposta por parte do senado – deverá ser estabelecido um padrão nacional a ser seguido.
O senador espera, assim, que a proposta cumpra o papel de aumentar a segurança e evitar que incidentes como o ocorrido no último dia 22 de Outubro, quando um A320 da Northwest saiu da rota e passou direto pela cidade onde deveria pousar por distração dos pilotos enquanto usavam seus laptops, voltem a ocorrer.
CR
Nenhum comentário:
Postar um comentário