Até o fim do ano, a TAM pretende se tornar a primeira empresa brasileira a possibilitar a realização de chamadas telefônicas em pleno voo. A tecnologia desenvolvida pela On Air, com a qual firmou parceria em outubro do ano passado, permite que até 12 pessoas façam ligações ao mesmo tempo.
Companhias aéreas brasileiras e estrangeiras apostam em telefonia móvel, acesso à internet e jogos interativos, até então restritos |
Segundo a TAM, a novidade não afeta a segurança dos voos, já que não há interferência no sistema de navegação. O sinal é liberado quando a aeronave atinge os 3 mil metros de altitude. A entrada em operação do serviço, porém, depende da aprovação da Anac e da Anatel, que ainda testam a tecnologia.
Na Europa, o mecanismo desenvolvido pela On Air já foi certificado e está disponível em um avião da TAP que faz rotas de médio curso.
Segundo o diretor de marketing Fernando Guarisa, o teste embasará a decisão da aérea de expandir ou não o serviço a outras rotas.
Enquanto isso não ocorre, a empresa busca agradar os clientes com um novo sistema de entretenimento de bordo, instalado nas rotas entre o Brasil e a Europa no início de 2009. Com telas "touch screen" (sensíveis ao toque), ele coloca à disposição do usuário opções de filmes, músicas e jogos. Alguns com interatividade: permitem disputas entre passageiros, cada um na sua poltrona.
A alemã Lufthansa, que opera duas rotas entre São Paulo e Alemanha, reinaugura em 2010 serviço de internet via satélite, interrompido em 2006 após três anos de funcionamento. Com novo parceiro, planeja equipar com a tecnologia, já no primeiro ano, a maior parte da frota de longa distância.
Inicialmente, o serviço vai ser implementado no mercado do Atlântico Norte. O acesso à internet poderá ser feito de qualquer ponto da aeronave, desde que o passageiro tenha um laptop ou telefone com dispositivo WiFi ou compatível com a tecnologia GSM/ GPRS. A empresa não divulga o custo do serviço, mas prevê dois pacotes: por hora ou mensal. A cobrança será feita por meio de cartão de crédito ou fatura.
Além de investir em tecnologia, as empresas também resolveram mirar passageiros que, em busca de conforto e comodidade, se dispõem a pagar mais por serviços diferenciados. A partir do meio do ano, a Gol passou a distribuir aos clientes cardápio de bebidas, chocolates, salgadinhos e sanduíches, como alternativa ao serviço de bordo tradicional em 37 voos da companhia.
A KLM, que opera um voo diário entre São Paulo e Amsterdã, inaugura em dezembro uma nova classe entre a econômica e a executiva. Batizada de "Economy Comfort", terá poltronas com 10 cm a mais de espaço para as pernas e encostos que inclinam duas vezes mais do que as da classe econômica.
Para o consultor Paulo Bittencourt Sampaio, da Multiplan, as novidades são consequência da acirrada disputa no setor. "Num período de baixa demanda elas têm capacidade de criar promoções tarifárias. Para atrair passageiros o ano inteiro, o melhor que podem fazer é melhorar o serviço."
BOL
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