PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Suspenso o corte das árvores , É uma novela Mexicana,...Fala Sério!


O corte das árvores nas cabeceiras e laterais da pista do Aeroporto de Joinville está parado. Um impasse envolvendo os moradores das terras onde estão as árvores segura os trabalhos.

Desde quinta-feira, a empreiteira Kalb paralisou a ação na área e só deve retomar quando a Fundação de Meio Ambiente (Fundema) tiver acertado acordo com os donos dos terrenos sobre o destino da madeira.

Laudonio Valfride Paradela, que vive há 56 anos em uma área próximo ao Rio Cubatão, é um dos moradores que quer a garantia de que ele vai poder ficar com a madeira das árvores cortadas em sua propriedade. "Quero um documento que me garanta que eu vou poder vender."

A Fundema informou que a questão está sendo analisada pela procuradoria do município. Um parecer prévio assegura que a madeira cortada nas áreas privadas ficará com os donos. Enquanto não sai uma decisão definitiva, será feito um trabalho de levantamento dos nomes dos moradores que terão que ceder acesso para o trabalho da Kalb.

O objetivo da Fundema é fazer os proprietários assinarem um documento de origem florestal para evitar que o caso vá parar na Justiça. Se não houver acordo, uma das hipóteses para levar o corte das árvores adiante é por intermédio de uma liminar judicial, o que pode atrasar ainda mais a retomada dos voos.

Um parecer técnico feito na área, ontem, mostra que 70% das árvores já estão cortadas. Ainda falta remover a vegetação nas laterais da pista e em parte de uma das cabeceiras.

Por causa do contratempo, o prazo para a execução do corte foi prorrogado por mais 30 dias. No contrato original, o trabalho estava previsto em 24 de outubro. Agora, passou para 24 de novembro.

O corte das árvores é fundamental para que a Infraero possa pedir uma vistoria à Aeronáutica para garantir a utilização de toda a pista. Sem ela, TAM e Gol, as duas companhias que operam no terminal, não poderão pousar ou decolar à noite ou durante chuvas.

A medida também é necessária para que a superintendência possa oferecer o aeroporto para operações de outras companhias aéreas e fazer o aeroporto voltar a crescer. Nos nove primeiros meses do ano, passaram 163,5 mil passageiros pelo terminal, 16% a menos do que no mesmo período de 2008.

Uma das empresas que tem interesse em Joinville é a Trip. Ela está analisando a viabilidade de voar para Guarulhos, Criciúma e Porto Alegre com aviões ATR 42, que têm capacidade para 42 passageiros.
A Notícia - SC

Nenhum comentário: