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quarta-feira, 4 de novembro de 2009

As conclusões da investigação

Breno Fortes


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) agendou para o dia 31 uma reunião com representantes de familiares das 199 vítimas do acidente com o voo 3054 da TAM, em julho de 2007, para apresentar o relatório de 122 páginas com as prováveis causas da tragédia (leia abaixo). A investigação da Polícia Federal responsabilizou apenas os pilotos. Na visão do Cenipa, porém, a tripulação foi induzida ao erro. Entenda as conclusões.

FALTA DE COORDENAÇÃO NA TAM
As áreas de Operações e de Treinamento da companhia aérea teriam falhado ao escalar para o voo pilotos com formação insuficiente

FALHA DE PROJETO DO A320
Não havia sistema de correção de uma eventual assimetria dos manetes (alavancas) no momento do pouso. Essa falha impediu os pilotos de frear a aeronave, que atravessou a pista

FALTA DE ALERTA DE ERRO
O alarme de aviso do reverso não soou para alertar os pilotos sobre a posição incorreta dos manetes

FALHA NO CONTROLE DE VOO
O avião teria ignorado a vontade humana e mantido a aceleração mesmo depois de o piloto pisar no freio

POUCA EXPERIÊNCIA NO A320
O copiloto Henrique Stefanini di Sacco teria apenas 200 horas de voo nesse modelo

MONITORAMENTO INADEQUADO
A tripulação não foi capaz de entender o que acontecia de errado

FALHA NA REGULAÇÃO
Não havia norma proibindo o pouso em pista molhada com um dos reversos (freio aerodinâmico do avião) inoperante

Fala Brasil

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