PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BA multada por cartelização de preços no Canadá

A British Airways vai pagar uma multa de 4,1 milhões de dólares depois de se declarar culpada de participar num cartel que fixou os preços da carga aérea no Canadá. A multa aplicada pelas autoridades da Concorrência do Canadá é a último de uma série de sanções impostas a companhias aéreas em todo o mundo naquela que se tornou uma das maiores investigações de cartéis a nível internacional. A BA já tinha sido multada em 121,5 milhões de libras em Julho de 2007, num processo que envolvia a Virgin Atlantic. No entanto, a Virgin Atlantic e os seus executivos evitaram a acusação, depois de se terem voluntariado a fornecer informações sobre a determinação de sobretaxas.

A Autoridade da Concorrência do Canadá anunciou que a BA tinha "admitido a fixação de sobretaxas na carga aérea internacional de exportação em determinadas rotas do Canadá, entre Abril de 2002 e Fevereiro de 2006". Em comunicado, a BA sublinhou ter colaborado totalmente com a investigação da autoridade canadiana, acrescentando que a acusação foi baseada em factos semelhantes aos da investigação de sobretaxas na carga nos Estados Unidos e na União Europeia em 2006.

As autoridades de Concorrência dos EUA, UE, Austrália e outros países têm investigado a fixação de preços na indústria de transporte aéreo. Nos Estados Unidos, as investigações levaram à instauração de processos a 15 companhias aéreas e resultaram em multas de mais de 1,6 mil milhões de dólares. A notícia de mais uma multa para a British Airways surge num momento em que se aguarda que a companhia divulgue perdas recorde no final desta semana, quando apresentar os seus resultados do segundo trimestre.

A companhia aérea britânica, que registou um recorde de 659 milhões de dólares de prejuízos antes de impostos no ano passado, vem advertindo há algum tempo que poderá sofrer um prejuízo ainda maior nos 12 meses de 2009.

Apea

Nenhum comentário: